Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de março de 2020

POR MARCELO GURGEL CARLOS DA SILVA: O MENINO PRECOCE

Dr. Marcelo Gurgel Carlos da Silva - Ex Presidente da Sobrames-CE

O MENINO PRECOCE
Os irmãos do Prof. Eilson Goes de Oliveira, Suzana, Maria Amélia e Adbeel, como ele próprio, tinham verdadeira veneração pelo pai. O Dr. Luís era um homem simples, mas nem por isso, desprovido de classe. O porte ereto, o cuidado com a higiene e a indumentária, aliados à sua retidão de caráter e à cultura, de que era possuidor, faziam com que ele estivesse transitando, permanentemente, nos círculos sociais, entre artistas e políticos da época. O caçula Eilson era sua companhia frequente.
Um belo dia, o menino, aos cinco anos de idade, em meio a um evento político, na companhia do pai, subiu em uma cadeira, e, interrompendo a algazarra dos homens presentes, iniciou um discurso político em defesa do Senador Meneses Pimentel. E pasmem! Foi ouvido com atenção, aplaudido e convidado para repetir seu discurso, para o próprio senador, que o nomeou seu principal cabo eleitoral.
O certo é que o menino Eilson nunca se distanciou do adulto, Dr. Eilson; em que pese ter sido um estudioso sério e um cientista aplicado, a figura do menino jamais o abandonou, na intimidade, com a galhofa, a generosa risada, e a molecagem sadia norteando a sua vida e a dos seus irmãos.
Outro “causo” da infância aconteceu no dia que o pai daquele moleque tão politizado levou-o a um comício na Praça José de Alencar. O cantor Rui Ray era o responsável por animar a plateia. Em um determinado momento, ele começou a gritar o refrão “are, are, are...”, enquanto, num ponto da multidão, logo se formou uma nuvem de poeira. Foi quando o Dr. Luís deu conta do menino Eilson, lançando areia para cima, efusivamente. Perguntado porque fazia aquilo, ele respondeu convicto: – tô jogando areia...; o cantor tá pedindo!
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Ex-Presidente da Sobrames - Ceará
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p. 13.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. O menino precoce. In: SOBRAMES – CEARÁ. Pontos de vista. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2019. 352p. p.229.

Nenhum comentário:

Postar um comentário