Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de março de 2020

POR MANOEL FONSECA - Quarentena: itinerário de viagem em casa.

Dr. Manoel Fonseca - Diretor de Cultura da Sobrames-CE

              Quarentena: itinerário de viagem em casa.
Acordo às 8hs, num dia qualquer da semana, ao som do canto de um bem-te-vi que insiste, do alto de um palmito, com seus cachos de frutos vermelhos, em augurar-me "te vi bem, bem te vi".
Vou ao banheiro, miro no espelho meus cabelos cor de algodão doce, faço minha higiene pessoal e me preparo para enfrentar a "frenética" jornada diária no oitavo dia de quarentena.
Caminho até o jardim para aguar nossos cinquenta "bonsai", alguns vivendo conosco há trinta anos. Bonsai significa, segundo os chineses, "árvore em bandeja", pois são árvores em miniatura, escolhidas em montanhas por seu poder de cura e plantadas em pequenos jarros bem rasos. A arte do bonsai guarda três princípios filosóficos: o shizen, que significa naturalidade e não afetação, o wabi, que significa simplicidade e desapego e sabi, que significa sabedoria e introspecção meditativa.
Após aguar as outras plantas do jardim, arrodeio o quintal para dar água e comida à Nina, nossa cadela labrador e fazer massagem em suas duas orelhas. Ela adora e quase cochila.
Depois deste primeiro tour, volto ao quarto de dormir e acordo Iracema que, com um sorriso em seus lábios de mel e olhos cor de girassol, deseja-me bom dia.
Percorremos novo tour rumo à cozinha, onde degustamos uma frugal primeira refeição. Café com leite para nós dois, saboreio uma tapioca feita por mim e Iracema, que está com a glicemia nos trinques, come tareco e bolo de banana. Ao falar em tapioca, lembramos o uso da mandioca por nossos indígenas, descrito nos versos de nosso livro "Meu povo ancestral":

"Da raiz de mani, colhida na roça,
Se faz farinha, produto essencial,
Na caça e pesca a mistura reforça,
Para os curumins, chibé e mingau.

Nos folguedos e rituais sagrados,
Na alegria, dor e celebração,
O cauim, de mani, o fermentado,
Libera sentimentos e emoção."

Após o café da manhã,  voltamos ao quarto para pôr em dia o Whatsapp, ao leve balanço de nossas redes sol-a-sol coloridas. Primeiro vejo grupos familiares para saber se filhos e netos e as sete irmãs e famílias estão bem. Depois dou uma olhada no grupo Médicos pela Democracia e do grupo relacionado com meu pensamento político. Muita informação sobre o coronavirus e sobre a leniência e incompetência do presidente Bolsonaro no enfrentamento da epidemia de COVID-19. Participo também de um grupo Associações Brasil Mundo de profissionais de saúde, dirigido a brasileiros que moram em países da Europa, visando prestar informações solidárias. Damos, então, uma parada nas mídias sociais e vamos fazer trabalhos manuais. Iracema, que é bióloga, está retomando trabalhos artesanais com folhas desidratadas, as exsicatas, para criar pássaros, paisagens, mandalas e recobrí-las com resina liquida, fazendo bandejas, porta-copos, quadros de parede e também marca-livros. E eu vou cuidar dos "bonsai", pois está em tempo de fazer a poda da folhagem e das raízes e renovar a mistura de areia grossa com adubo de minhoca, para alimentá-las.
Durante a tarde/noite conversamos com amigos pela internet, com os filhos e netos que moram longe, proseamos com nossa filha, nossa vizinha e apoio, lemos, escrevemos e nos divertimos um pouco com jogos inteligentes.
Ontem à tarde aconteceu um fato inusitado: a visita de um soim em busca de comida. Encarapitado em frondoso pé de Noni, com olhar pidão, esperava quieto. Minha filha deu-lhe uma banana, que comeu com satisfação. Um presente da mãe natureza, como a dizer que a vida continua, apesar deste tempo de tormenta. 

Manoel Fonseca
Movimento Poetas del Mundo
Associação Brasileira de Médicas e de Médicos pela Democracia - Ceará




Nenhum comentário:

Postar um comentário