Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

POR MARTINHO RODRIGUES - AGOSTO, MADRUGADA

Dr. Martinho Rodrigues - Médico e membro da SOBRAMES-CE
                                    Agosto, madrugada.
                            (do livro Em Tempo de Poesia)
            
                      Em hora incerta (que muito insinua)
                      reaparece na minha janela,
                      me seduzindo a passear com ela 
                      entre os casais que ainda estão na rua.

                      Pouco importa se a madrugada é fria,
                      se minha voz me foge de repente,
                      se a poesia é uma mulher ausente
                      a debochar dos versos que eu faria.

                      Abro a porta, mesmo rouco e assustado,
                      sem resistir, jamais, aos seus encantos
                      ou recusar, nesses momentos, tantos
                      afagos brancos sobre o meu telhado...

                      Pois, sem pudor, logo que o sol é posto,
                      vem debruçar-se na minha janela,
                      depois, se erguendo, exuberante e bela,
                      cobre a cidade com o luar de agosto!...

                      Tendo a poesia a mendigar por ela,
                      mui democraticamente, entretanto,
                      casta donzela envolve com seu manto
                      palácios, e... casebres da favela.   
                                                                  Martinho Rodrigues          

2 comentários:

  1. Lindo poema, Dr. Martinho. Parabéns! Destaque para essa estrofe:

    Pouco importa se a madrugada é fria,
    se minha voz me foge de repente,
    se a poesia é uma mulher ausente
    a debochar dos versos que eu faria.

    ResponderExcluir
  2. Que belos versos essa lua inspira!
    "tantos afagos brancos sobre o meu telhado..."
    Magníficos, Dr.Martinho! Que presente nos oferece!

    ResponderExcluir