Total de visualizações de página

sexta-feira, 3 de abril de 2020

POR MANOEL FONSECA: QUE LIÇÕES A PANDEMIA DA COVID-19 NOS ENSINA?


QUE LIÇÕES A PANDEMIA DA COVID-19 NOS ENSINA?


1. A sociedade reconhece que, em momentos de grande dificuldade e ameaça à vida de milhares de pessoas,  a única saída é a solidariedade humana.

2. Compreende que o conhecimento científico é fundamental para salvar vidas e preservar o planeta e que investir em educação, pesquisa. ciência e inovação tecnológica é o caminho para as nações alcançarem autonomia e soberania.

3. Entende que os países precisam libertar-se do domínio e dependência de
superpotências hegemônicas, o que aponta para a necessidade de diálogo e concertação entre nações soberanas.

4. Acolhe a Organização Mundial de Saúde como autoridade mundial de defesa e proteção da vida. E percebe que o fortalecimento de sistemas de saúde públicos, gratuitos e  de boa capilaridade territorial, como o SUS no Brasil, é fundamental para proteger a vida das pessoas e reduzir o numero de óbitos.

5. Admira os profissionais de saúde, que tem demonstrado exemplos  de extrema dedicação, solidariedade e compromisso ético com a vida, expondo a própria saúde ao cuidar das pessoas infectadas e doentes. E entende a importância do pessoal da produção de insumos e equipamentos de saúde, da limpeza hospitalar, da limpeza urbana e da cadeia de transporte, alimentação e segurança, o que demonstra a necessidade da integração das ações de solidariedade social.

6. Percebe que as pessoas idosas e as mais vulneráveis socialmente precisam receber uma atenção diferenciada, para que possam suportar o isolamento social necessário durante a epidemia.

7. Raciocina que a riqueza, os bens matérias, o luxo e ostentação nada valem, pois a Covid19 e seu poder de causar doença ou morte não distingue cor, religião ou status social.

8. Deseja e espera que, diante da tragédia  humanitária desta epidemia de grande poder de letalidade, o ser humano e, particularmente, os governantes, superem atitudes de intolerância, agressividade e desrespeito à dignidade da pessoa humana e cultuem a solidariedade, a fraternidade e a proteção às pessoas mais vulneráveis.

9. Defende que a mídia e os meios de comunicação social devem ser um instrumento de orientação sobre cuidados de proteção e de informação fidedigna vinda das autoridades de saúde, baseadas em evidências cientificas e jamais ser fonte de fake news disseminadores do pânico, da discriminação e informação tendenciosa que ponham em risco a saúde da população.

10. Chega à conclusão que a prevenção e o amor salvam vidas. Separados fisicamente, mas cada vez mais unidos espiritualmente. Não apertar as mãos, não se tocar são sinais de amor, neste tempo de quarentena, em que devemos manter sempre as mãos limpas, a mente alerta e o coração solidário.

Manoel Fonseca - médico
Iracema Serra Azul - bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário