Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de abril de 2020

POR ARRUDA BASTOS: Diário de uma quarentena 28º dia


Diário de uma quarentena 28º dia
O inoxidável e próximo papai do ano
Por Arruda Bastos

Muitas pessoas perguntam porque na maioria das minhas cônicas eu coloco a data. Eu costumo responder afirmando que o momento que estamos vivendo é de tamanha magnitude que devemos identificar todas as informações possíveis, pois estamos fazendo história e, sem dúvida, vamos ser lembrados durante muitos séculos como os sobreviventes de 2020.

Então, continuando, confirmo que hoje é 16 de abril, vigésimo oitavo dia de minha quarentena e, como escrevi em crônica anterior, não devemos nos entregar aos caprichos do coronavírus e ficar abatidos ou deprimidos. Muito pelo contrário, devemos manter nossa rotina e comemorarmos, mesmo fisicamente distantes, todas as datas importantes da nossa família.

Para isso, não nos faltam tecnologias, aplicativos e uma parafernália de opções. Aqui em casa todos combinamos uma festa surpresa para o meu genro Evalto, um dos mais estrogónoficos e inoxidáveis homens que conheço. Esposo da minha querida filha Lívia, pai do meu netinho Lucca e aguardando a Lina, que chega em agosto.

A descoberta do aço inoxidável foi um golpe de sorte do inglês Harry Brearley, em 1907. Ele trabalhava em seu laboratório para as companhias de aço. Os fabricantes de armas haviam pedido que ele criasse uma liga mais resistente ao desgaste, pois o interior dos canos das armas se esfarelava com as balas. Brearley misturou metais em diversas doses até notar que certa liga não sofria corrosão por oxigênio, não enferrujava, daí surgiu o aço inox.

Depois do inoxidável, lembrei-me do discurso que escutei há alguns anos e que fez muito sucesso no meio humorístico. Aproveitei, então, para rever o vídeo que me inspirou a saudar meu genro Evalto. A saudação aconteceu na cidade de Quixeramobim por parte de um popular com alcunha de “Carro Velho”, o Rei do Elogio. O programa era do apresentador Carlinho Eloi. A saudação foi assim: “você é uma pessoa mediocrática, uma pessoa retombante, uma pessoa cabriocárica, estrogónofico e inoxidável”.

Nesse tempo de pandemia, qualquer inspiração vale, e o importante mesmo é não nos deprimirmos. Se meu leitor não foi abençoado com genros semelhantes aos meus, tenha fé que você vai encontrar depois da pandemia. Finalizando, e retornando ao Evalto, desejamos nessa data tudo de bom, saúde, paz e felicidades. Sabemos que Deus tem um plano maravilhoso para sua vida, da Lívia, do Lucca e da Lina. Feliz aniversário!

Amanhã eu volto com uma nova crônica
Esta foi a do dia 28. #FiqueEmCasa

Arruda Bastos é médico, professor universitário e presidente da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES - CE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário