Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2013

POR: DJACIR FIGUEIRÊDO - DISCURSO DE POSSE NA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA




Dr. Djacir Figueirêdo sendo condecorado na Academia Nacional de Medicina - Rio de Janeiro, março de 2013.

Dr. Djacir Figueirêdo recebendo o diploma de Membro da Academia Nacional de Medicina - Rio de Janeiro, março de 2013.

 DISCURSO DE POSSE DO DR. DJACIR FIGUEIRÊDO NA ANM 
Ilmo.Sr. Dr. Marcos Moraes, Presidente da Academia Nacional de Medicina.
Com seu nome torno extensivas minhas saudações a todos componentes da mesa diretiva
Ilustres imortais membros desta veneranda e vetusta Academia.
Minhas senhoras. Meus senhores.
"O Rio Jaguaribe é uma artéria aberta por onde escorre e se perde o sangue do Ceará. O mar não se tinge de vermelho porque o sangue do Ceará é azul." 

Escolhi abrir essa minha oração com a estrofe primeira da poesia do conterrâneo Demócrito Rocha: " O Rio Jaguaribe". E o faço por questões sentimentais, pois nasci e tive minha infância às margens desse que foi denominado o maior rio seco do mundo. É que só corre caudaloso quando acontece uma forte estação chuvosa no Ceará, o período que denominamos de inverno, porque só temos duas estações: o inverno(período de chuvas) e o verão, de sol intenso.
A noticia da minha inclusão no seio desta centenária academia me fez rememorar várias etapas da minha vida; desde o menino nascido em Limoeiro do Norte, no Ceará, estudos em Fortaleza, graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará em 1955. Em seguida , especialização em neurocirurgia no Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre e no Department of Neurological Surgery da Columbia University, em New York.
Em 1957 iniciei minha atividade na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, como professor-assistente da Cadeira de Anatomia lecionando neuroanatomia. Poucos anos após transferi-me para o Departamento de Cirurgia quando dei inicio à Disciplina de Neurocirurgia naquela Faculdade. Nesse período iniciei a neurocirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e em seguida criei e instalei a Clinica Neurocirúrgica do Hospital Geral de Fortaleza, do então INAMPS. Exercia minha atividade de professor na Faculdade de Medicina e de neurocirurgião em vários hospitais da cidade,tendo sido pioneiro da neurocirurgia no estado do Ceará.
Até os dias de hoje foi uma longa jornada mas, com certeza, prazerosa,na maioria das vezes, pois realizando aquilo que era o meu desejo e a minha vocação.
Devido a ter iniciado há tantos anos tive o privilegio de assistir à notável evolução das ciências neurológicas na maioria das suas etapas, desde os métodos diagnósticos, até o tratamento, quer clinico,quer cirúrgico.
 Quem poderia imaginar que o desenvolvimento tecnológico poderia levar ao tratamento neurocirúrgico de enfermidades tais como epilepsia, tiques, parkinsonismo,depressão e, mais recentemente a obesidade patológica?
As técnicas ablativas das doenças funcionais do sistema nervoso central, evoluiram para a neuroestimulação profunda, que tem a sigla de DBS(“deep brain stimulation”).
Outro grande progresso foi na nevralgia essencial do trigêmio , que era tratada por neurotomia retrogasseriana com suas grandes sequelas disestésicas e passou a ser por lesão diferenciada por radiofrequência ou por compressão do gânglio de Gasser com balão.
A neuronavegação nos permite chegar a tumores cerebrais profundamente localizados com o mínimo de lesão.  Com a monitorização do nervo facial na cirurgia do neurinoma do acústico, evita-se a deformante paralisia facial pós-operatória.
A patologia vascular cerebral e medular é diagnosticada minuciosamente graças aos modernos aparelhos de hemodinâmica com subtração óssea  digital e a utilização de angiotomografia e angiorressonancia magnética.
Quem assistiu e utilizou as técnicas agressivas de diagnóstico como a pneumoencefalografia e a ventriculografia com certeza se regozijou com o surgimento desses modernos métodos.
O estudo do sistema nervoso me cativou desde cedo na Faculdade de Medicina. Por esse motivo, ao tomar conhecimento da oferta para a Faculdade de Medicina, de uma bolsa de residência em Neurocirurgia no Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre fui o primeiro e único a se candidatar.
Passei então a estudar mais ainda essa extraordinária estrutura que é o cérebro. 
Com 60 bilhões de células neuronais e suas maravilhosas ramificações dendríticas e axonais, forma uma das mais notáveis, intrincadas e complexas organizações de rede de intercomunicação, graças às sinapses, termo criado por Sherrington.
Os neurônios têm uma intensa atividade metabólica e é das mais altas atividades geradoras de energia entre as células dos mamíferos.
Um exemplo da perfeição do funcionamento neuronal e da cadeia de integração entre os sistemas neurológicos, é o ato de caminhar.
Realizamos esse ato, em sua maior parte, de maneira inconsciente; entretanto para que isso aconteça,faz-se necessário a integração perfeita e coordenada da visão,do labirinto e das múltiplas e continuas informações enviadas pelos músculos, tendões e articulações para o cérebro, coordenadas pelo cerebelo.   Na falta de uma só dessas informações, a marcha automática como o fazemos normalmente passa a ser impossivel.
Papel fundamental no desenvolvimento e na realização do complicado mecanismo de comunicação interneuronal e entre sistemas, é desempenhado pelos analisadores ou "analysers" que foram descritos por Poliakov,do Instituto do Cérebro, de Moscou.
São grupos e núcleos neuronais dispostos entre as redes de interligação, com permanente atividade elétrica de neurocomunicação e bio-feedback, agindo como verdadeiros biocomputadores, que analisam e  coordenam toda atividade cerebral , valendo-se dos neurotransmissores.
A escola francesa já se antecipava na visão futurista do funcionamento cerebral quando Paul Cossa , em 1957 escreveu seu livro : “ La cybernétique – Du cerveau humain aux cerveaux artificiels”(Do cérebro humano aos cérebros artificiais). Bem mais cedo, Paul Chauchard, da École des Hautes Études de Paris, já havia brindado o mundo científico com seu livro : “Le Système Nerveux et ses Inconnues”, onde , a partir do estudo das funções da célula nervosa, nos leva ao estudo dos mecanismos cerebrais do pensamento.
Tambem o cientista John Eccles da Universidade de Nova Iorque , trouxe uma valiosa contribuição com seu estudos, publicados sob o nome: “O conhecimento do cérebro- The understanding of the brain” onde entra em detalhes como:  “o cérebro e a mente; a função do cérebro no chamado livre arbitrio e a evolução do cérebro na evolução cultural e na consciência.”
É realmente  fascinante o estudo dessa tão nobre e importante estrutura do nosso corpo e por isso me sinto feliz em ter escolhido esse ramo da medicina e essa especialidade
Finalizo agradecendo aos membros deste sodalício a nímia honra com que fui agraciado de Membro  Honorário Nacional.
Faz parte da natureza humana se regozijar e se orgulhar ao receber certas homenagens e ser escolhido para dificeis posições. A alegria então é muito grande e me faz lembrar o personagem de Nicolas Maquiavel ao afirmar: “quod nihil deerat regnandum praeter regnum” (que não lhe faltava nada para ser rei a não ser o reino).Assim,sinto-me também orgulhoso, feliz e  agradecido pela distinguida nomeação de que fui alvo por esta douta Academia.Esse galardão que hoje me é conferido, a láurea máxima que pode um médico almejar,recebo, não como um titulo a mais, mas como coroamento de uma carreira profissional de 56 anos de convívio com a neurocirurgia e com a profissão médica.
Não vou tão pouco dizer que não a merecia, porque seria menosprezar a vossa seriedade na seleção de candidatos a tão alta posição na hierarquia da medicina nacional. Como disse Hume: “ O templo da sabedoria está assente num rochedo,acima da fúria dos elementos desencadeados e inacessível a toda maldade do homem.”
Agradeço à minha família por toda compreensão   pelos momentos de ausência devidos ao exercício  profissional . Minha esposa Lindalva o esteio maior na construção desse venturoso caminho que foi a minha vida de neurocirurgião e pai de família.
Também sou grato a meus filhos Djacir filho(cirurgião plástico), Daniel(neurocirurgião), Daniela (advogada e psicóloga),pelas alegrias que me deram com suas condutas e vitórias e às netas e netos Nathalia,  Djacir Neto, Jéssica, Gabriela, Daniel Filho e Lara e o carinho da nora Christiane e do genro Alcibiades.
Meu eterno preito de gratidão ao Presidente Marcos Moraes e aos academicos Carlos Telles, Mario Brock, Pedro Sampaio, Manassés Fonteles , Ernani Rosado, entre tantos outros que contribuíram para minha indicação e aceitação.
Finalmente agradeço a todos que aqui vieram me prestigiar.
Encerro com uma estrofe do belo poema Terra Bárbara,de Jader de Carvalho:
                                                                                                                  "Na minha terra as estradas são tortuosas e tristes como o destino do seu povo errante.   Viajor, se ardes em sêde, se acaso a noite te alcançou, bate sem susto no primeiro pouso.
-Terás água fresca para tua sêde;
-Rede cheirosa e branca para teu sono;
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
-Ah, eu sou da terra do seringueiro, o intruso que foi surpreender a puberdade da Amazônia."
Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário