Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de agosto de 2014

POR: CELINA CÔRTE PINHEIRO - LONGEVIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

 
Dra. Celina Côrte Pinheiro - Médica e Presidente da Sobrames-CE

Longevidade e Atividade Física

                       Publicado no Jornal "Diário do Nordeste", em 03.08.2014.
 
A longevidade humana é um fenômeno mundial. No Brasil, a expectativa de vida já ultrapassa os 75 anos de acordo com o IBGE. Na região Nordeste, a sobrevida tem também aumentado, destacando-se o Ceará, com expectativa de vida em torno de 75 anos.

Diante deste fato, as sociedades necessitam se adaptar. Uma nova fase exige novas estratégias a fim de garantir qualidade de vida à população longeva e uma convivência saudável com os demais.

Para tanto, programas destinados às pessoas da chamada terceira idade, a partir dos 60/65 anos, e quarta idade, após os 80 anos tem sido criados a fim de preservar ao máximo o equilíbrio físico, emocional, social e espiritual.

A atividade física é um dos itens importantes na preservação da vida com qualidade. Isto é o que importa, pois não basta vivermos muito, sem a possibilidade de usufruto dos prazeres que a vida nos oferece.

Dentre os programas destinados à população longeva, foi criado o projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade pelo Capitão Luís Roberto Costa.

As equipes são constituídas por profissionais do Corpo de Bombeiros, graduados e pós-graduados em Educação Física, com cerca de 380 núcleos atuantes em diferentes bairros de Fortaleza e 100 cidades do interior. Tive a feliz oportunidade de conhecer o Capitão Roberto. Encantou-me seu entusiasmo, sua criatividade, espiritualidade e espirituosidade, demonstrando peculiar habilidade em lidar com os idosos, bem como a capacidade de inclusão e envolvimento de quem se dispõe a participar.

Suas aulas acontecem na quadra de basquete da beira-mar, próxima à Praça dos Estressados, nas segundas, quartas e sextas, de 6 às 7 horas da manhã.

No mesmo horário, à tarde, repete-se a atividade, com outra equipe. Tenho participado com muita alegria desta atividade e observado que pessoas mais jovens também se interessam e permanecem no grupo, o que serve como mais uma fonte de rejuvenescimento dos idosos presentes.

Parabenizo o Cap. Roberto e sua equipe pelos benefícios à população, augurando que outros projetos, em prol da sociedade cearense, se multipliquem!

Celina Côrte Pinheiro
Médica ortopedista
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário