Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de abril de 2024

POR RONALD TELES: SERÁ?

Nunca é demais lembrar a tragédia Pandêmica, que se abateu sobre a humanidade por 2 anos e meio,colocando- a em posição de clemência e auto- preservação, temente e de joelhos, por um vírus, que é o menor ser vivo da natureza, e que em  seu salto evolutivo, saiu de um morcego,habitou uma feira oriental, em um país idem, uma feira primitiva, insalubre e tradicional daquele mesmo país, no caso a China,em uma cidade de 20 milhões de habitantes de nome Wuhan.O vírus através de seu mecanismo infectivo, " injetava" seu RNA, em uma célula humana hospedeira [ na verdade bilhões de vírus infectando uma célula] estimulando uma " escravidão " que levava a célula hospedeira a fabricar cópias defeituosas, idênticas ao vírus infectivo, que por sua estrutura gênica, portava uma " coroa" repleta de proteínas, chamadas de " Spike"[ espinhos], sendo então batizado como coronavírus, predicado de sua família.Essa contaminação celular causava uma desordem absurda nas células acometidas, gerando as " tempestades citocínicas" que eram uma reação desproporcional e exacerbada do sistema imunológico, que simplesmente levava o hospedeiro à falências múltiplas dos vários sistemas orgânicos e infecções secundárias de toda sorte e gênero,assim como fenômenos pró- inflamatórios resultantes em trombogêse e inúmeras mortes por esse mecanismo.Neste nefasto período a OMS, através de Tedros Adhanon, seu presidente e toda sua assessoria científica internacional mencionava ininterruptamente boletins sobre a evolução da doença, suas perspectivas, medidas sanitárias, como uso de máscaras, auto - proteção e os famigerados " lock downs" termo que aprendemos a conviver e que impactou em todos os sentidos, psicológico, social, econômico, administrativo, logístico, enfim, sobre tudo que circunscreve a vida humana sobre o planeta terra, assaz atingido pela Pandemia do século XX 1.Os países adotavam também suas diretrizes conforme as  orientações do órgão máximo da saúde mundial e perfaziam suas medidas de acordo com as características intrínsecas de cada estado, notadamente a econômica, política e social.O fato é que nos irmanamos na dor e no sofrimento! Houve uma cooperação internacional, e os insumos ganharam os ares, através de bravos pilotos, que abasteciam inúmeros países com tudo o necessário, principalmente com o advento das salvadoras e benditas vacinas, assinalado primeiramente em uma enfermeira brasileira, residente na Inglaterra e depois desejo comum, legítimo e grande aspiração dos que acreditavam na ciência e no potencial salvador das mesmas, que nos colocaram no novo normal e na propalada " imunidade de rebanho"

[ Aliás a invenção delas cabe a um britânico  de nome Edward Jenner, no século 19, a partir da varíola bovina, "Vaccinia" , das vacas objeto desta grande descoberta da ciência ]

Nós médicos, linha de frente, intensivistas. internistas, especialitas deslocados de suas origens, formamos uma força tarefa e "combatemos o bom combate" como bem descreveu São Paulo,"ao encerrar sua carreira e perseverar na fé", até o final"..

Nos atiramos contra um inimigo invisível e mortal pelo ar, paramentados para tal com nossos equipamentos de salvação médicos,nossas mentes e cérebros treinados e nosso desejo de sobreviver, assim como salvar a quem pudéssemos. Muitos caíram! Muitos também ficaram para testemunhar o desígnio de Deus para nossa nova vida. Fomos "heróis", festejados pela sociedade a cada vitória, e estimulados em nossos fracassos; mais tarde maltratados, pela mesma sociedade que nos consagrou na batalha, já sequelada psicologicamente e fragilizada pelo medo constante e incapacitante que parece ter piorado a humanidade em sua "humanidade" com os que deram suas vidas para defendê-la.

Hoje cá estamos nós, pacificados de Pandemias,mas cercados da estupidez e estultícia humana, que insiste em guerras e genocídios, que insiste na beligerância, que insiste em um jogo sujo de poder e vaidades, que insiste em repetir a história malfadada da guerra e de seus malfeitores, que insiste em colocar o poder bélico como chancela de uma pseudo- paz, que insiste em matar crianças e inocentes, que insiste em " roubar " o futuro de que não nasceu ainda, que insiste em querelas coroadas de propósitos inviesados, que insiste em fórmulas de paz que provocam mais guerra e destruição, que insistem em filosofias que nao prezam o bem comum, que insistem em se arvorar como " donos" do mundo, não sabendo eles  , ou assustadoramente, sabendo que também se auto- aniquilarão!acabando com esse mundo, tão lindo! O único no universo com condições ideais de vida, sem comparação à quimeras galaxiais, presentes em outras mentes fantasiosas e não menos soberbas e ininteligíveis quanto aos seus propósitos! 

90 segundos para o fim do mundo aferem os relógios atômicos, criados após as catastróficas últimas grandes guerras! Que intervalo tão curto ,nos separa do nosso extermínio, aliás auto- extermínio!

A terra é imensa, há lugar para todos! As questões ligadas à  fé, a soberania de outros estados, questões territoriais, conquistas econômicas,projetos de poder pessoais de " líderes " incautos, não podem sobrepujar o bem!

Nossas necessidades mais básicas, que o mome já assinala, são nosso trabalho, nosso pão de cada dia, nossas famílias e nossas gerações futuras de boa índole, nossa boa vizinhança, nossas amizades sinceras, nosso desfrutar salutar de nosso trabalho honesto, a concórdia entre os irmãos terrenos e o progresso enquanto seres humanos, de tudo o que eleve a raça humana a patamares sonhados por seu Criador e Senhor, Cristo Jesus! Será possível?

No Salmo 94 de Davi, ele nos diz: "Quem implantou o ouvido, não ouvirá?, Quem criou o olho, não contemplará?, Quem criou as nações, não repreenderá?"

Ele submeterá todos os tiranos deste mundo à sua lei e palavra! Sua destra os julgará e condenará, a vitória será dos justos.O caminho do mal será sua própria cova. Não podemos parar de pensar em nosso presente, recolher as lições do passado e nos arremessar ao futuro que queremos para as também futuras gerações!

Mais uma vez assistiremos a vitória do bem sobre o mal.Isso não configura um maniqueismo, mas sim o que nos diz a Sagrada palavra, para aqueles que crêem e esperam Nela.

18 comentários:

  1. Divina visão de um grande ser.... O senhor como sempre se entregando a essa visão magnífica de pensar e escrever.. parabéns meu querido Dr Ronald...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato a humanidade deve ainda muitos aos médicos, sem dúvida nesta eram a infantaria

      Excluir
    2. O dr. que o diga, e quem passou por esse famigerado tempo que perdeu parentes, mas uma coisa é certa a humanidade deve muito aos DOUTORES, a real linha de frente dessa batalha…
      🤩👏🏾👏🏾👏🏾🥼👊🏾🧑‍⚕️🧑🏿‍⚕️🧑🏽‍⚕️🧑🏻‍⚕️
      DEUS os proteja sempre, deixo aqui meus sinceros agradecimentos!

      Excluir
    3. Uma linda e abençoada texto de reflexão sobre de como estamos vivendo, que lugar e importância estamos dando a deus , ao seu filho Jesus Cristo, que valores estamos passando para a nossa família, igreja ⛪️ e sociedade em que vivemos. Tudo que vivenciamos com 2 anos e meio de pandemia nos deixou muitas lições que devem ser seguidas: amor ao próximo, solidariedade, harmonia entre os povos e família, etc…, tudo isso deve ser colocado em prática a cada dia.♥️🙏🏼♥️

      Excluir
  2. Belo texto . Apenas quem viveu os dois lados poderia ter tanta sensibilidade para escreve lo

    ResponderExcluir
  3. Como é gratificante conhecer um ser de tantos talentos, de uma escrita inspiradora de verdades extremamente importantes! Neste recorte de tempos difíceis, ainda nos deparamos com guerras de poder, geradoras de tantas mortes. Vidas de inocentes, ceifadas de maneira cruel! Sim. É preciso acessar a "fala" aos ditos do Padre Francisco, que implora e ora diariamente pela Paz!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto, pena que a humanidade ainda insiste na prepotência e egoísmo como estilo de vida. Jesus hoje seria novamente crucificado tendo em vista o pensamento das pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Você bem descreve os tempos de medo diante desse famigerado vírus que nos roubou tantas vidas preciosas. Muita gente deu sua vida para cuidar de outras. Você vivenciou bem de perto essa vivência. Belíssima palavras contextualizadas com o horror que foi a pandemia. Parabéns, fico feliz em ler os seus lindos poemas e textos cuidadosamente inscritos. Profa. Carmem

    ResponderExcluir
  6. 🙌👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. 🙌👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Parabéns 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por sua leitura e elogio!

    ResponderExcluir
  10. Maravilha de texto meu irmão! Devemos sempre recordar desse período desafiador em nossas vidas, principalmente quando o principal protagonista dessa infâmia doença foi você em nossa família. Quantas lágrimas, mas quanta fé envolvida! Te amamos ❤️ Gegê

    ResponderExcluir
  11. Um terror em nossas vidas. Abateu minha família como tanras famílias pelo mundo. Desse fatídico momento fiz como herói um colega seu de profissão sendo também meu na repartição pública. Pois esse herói, médico, se dedicou ao máximo a um amigo também médico que ficou curado. O herói foi acometido e não resistiu. Não poderia ser um final mais triste!

    ResponderExcluir
  12. Um terror em nossas vidas. Abateu minha família como tantas famílias pelo mundo. Desse fatídico momento fiz como herói um colega seu de profissão sendo também meu na repartição pública. Pois esse herói, médico, se dedicou ao máximo a um amigo também médico que ficou curado. O herói foi acometido e não resistiu. Não poderia ser um final mais triste!

    Responder

    ResponderExcluir
  13. Que texto profundo e que nos leva a muitas reflexões. 👏 👏 👏

    ResponderExcluir