Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de março de 2015

POR: ANTERO COELHO NETO - A SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL

Dr. Antero Coelho Neto - Médico e Membro da Sobrames-CE

A SAÚDE PÚBLICA DO BRASIL

Para uma boa Qualidade de Vida, é necessário desenvolver os seus dois princípios fundamentais: Educação e Saúde.  
Por feliz coincidência e felicidade, durante toda a minha vida, tenho dirigido o meu aprendizado e trabalho nessas duas áreas. Como explicação de  minha atuação, tenho de agradecer aos amigos, que sempre e intensamente, me ajudaram e estimularam para isso . Na saúde, principalmente, para os aspectos difíceis da Saúde Pública. Fui convidado para ser Superintendente do INAMPS (Instituto Nacional da Assistência Médica da Previdência Social do Ceará) para sua atualização adequada; para a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, na formação de seu curso de Medicina, planejado em Blocos de Sistemas e atuação no desenvolvimento do Hospital de Sobradinho; no planejamento e funcionamento (Reitor) da Universidade de Fortaleza por 8 anos, e de várias faculdades e organizações de saúde no Brasil; para a Organização Mundial da Saúde, como Representante (Diretor) na Colômbia e na Venezuela, durante 10 anos, trabalhando, principalmente em saúde pública desses países e outros, quando solicitado. 
Aprendi e passei a ser um defensor dos dois elementos fundamentais para a saúde pública do país: administração planejada, eficiente e continuada com adequação dos níveis de saúde para a população, o que não encontramos na saúde pública da grande maioria dos municípios brasileiros.
Destaco que o programa SUS (Sistema Único de Saúde) brasileiro, constitui um dos mais adequados, teoricamente, quando comparado com o de vários outros países, principalmente da América do Sul. Classifica os hospitais e serviços da rede pública, quanto aos níveis de atenção em saúde primária, secundária e terciária que associados aos de nível quaternário, de Universidades e de  Instituições Especiais, ofereceria o que necessita a saúde pública do Brasil. Infelizmente assim não acontece com a falta de recursos humanos, financeiros e técnicos, e os problemas decorrentes são, cada vez, mais graves.  Todos os dias os órgãos de comunicação estão cheios de notícias da má saúde pública brasileira.
Também lembro que a falta de continuidade dos projetos e programas de saúde da população brasileira, com a constante mudança política e a indefinição dos responsáveis pelos mesmos, é um fato comprovado e lamentável, desde há muitos anos. Recordo de um conhecido e importante dirigente, quando me convidou e disse que no meu projeto deveria “esquecer tudo aquilo que tinha sido feito antes”. Claro que tive de realizar o projeto sem dizê-lo que várias das indicações anteriores eram úteis e estavam sendo repetidas. Sabia que ele não teria tempo de ler a minha proposta que foi aceita e utilizada, mas também não usada pelo político seguinte.    
E, muito mais ainda, entristece-me a não formação com humanização da medicina, de nossos graduados pelas faculdades e universidades brasileiras.
Alegra-me, neste momento tão importante da vida brasileira, saber que o Governador de nosso Estado, convidou um profissional de alta competência,  como o Dr. Carlile Lavor, para Secretário de Saúde. Trabalhamos e aprendemos juntos e, tenho certeza, ele sabe o que deve ser feito. Que lhe sejam dados os elementos necessários para a implantação de uma indicada saúde pública
Sem dinheiro e sem profissionais capacitados e adequados para a saúde pública brasileira, jamais vamos alcançar uma boa qualidade de vida.   
E até quando isso vai acontecer no nosso Brasil?                                                                                                             

Antero Coelho Neto
Médico e Professor


Nenhum comentário:

Postar um comentário