Total de visualizações de página

domingo, 27 de abril de 2014

POR: CELINA CÔRTE PINHEIRO - MAIS UM PEDESTRE


Dra. Celina Côrte Pinheiro - Médica e Presidente da Sobrames-CE
Publicado do Jornal "O POVO" ,  24/04/2014.

Mais uma morte de pedestre nesta cidade chama a atenção. Há quase um mês, chorei a morte de amiga de 85 anos, bastante ativa e lúcida. Ao atravessar a rua, onde os automóveis se postavam parados diante do semáforo, foi colhida violentamente por um motociclista que não parou. Semelhança no nome das vítimas: ele, o Thalis; ela, a Taís. Algumas dessas mortes podem até ser reputadas ao próprio pedestre incauto ou ignorante em relação às normas do trânsito, contudo é importante que se discuta a questão da vulnerabilidade de quem caminha nesta cidade, por necessidade ou prazer.

O pedestre não é portador de uma carapaça ou armadura que o proteja. Qualquer impacto atinge diretamente seu corpo frágil. É visível a violência do trânsito onde imperam a falta de educação, a agressividade inútil e a pressa desnecessária dos motoristas. Atenção à direção defensiva parece ser um item negligenciado na prevenção de acidentes. Em 2012, o Detran-CE contabilizou 413 pedestres mortos no trânsito, correspondendo a 17,19% entre os óbitos. Acima deste valor, apenas os motociclistas que corresponderam a 36,91%.

De janeiro a setembro de 2013, foram contabilizados 736 atropelamentos de pedestres, o que corresponde a uma média de três ao dia. O risco de morte do pedestre atropelado aumenta conforme a velocidade do veículo que o atinge. Aos 40 km/h, o risco de morte é de 30%, eleva-se a 85% aos 60 km/h e é praticamente 100% aos 80 km/h. Construam-se passarelas, disponibilizem-se sinais para pedestres e outros aparatos destinados à sua proteção.

Contudo, enquanto o comportamento dos motoristas não for mudado, muitas mortes ainda ocorrerão. Há necessidade da integração de hábitos simples ao cotidiano dos guiadores. Dobrar esquinas em alta velocidade, não reduzi-la ao avistar um pedestre atravessando a rua, enfim, não obedecer às normas comezinhas da boa civilidade é atitude inadequada no trânsito. Sem cordialidade e respeito no trânsito, em pouco tempo, uma verdadeira guerrilha estará instalada, com estatísticas cada vez mais assustadoras.

Celina Côrte Pinheiro
celinacps@yahoo.com
Médica ortopedista e traumatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário