Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de julho de 2013

POR: CELINA CÔRTE PINHEIRO - DESRESPEITO ÀS VAGAS



Dra. Celina Côrte - Médica e Presidente da SOBRAMES-CE

DESRESPEITO ÀS VAGAS

   Publicado no Jornal  DN (14/07/2013, domingo, pag.3, primeiro caderno)



              Tanto nas ruas, quanto em diversas empresas, há estacionamentos providos de vagas reservadas a um público específico. São exigências sociais em respeito às necessidades e direitos dos cidadãos. Há vagas para idosos face às naturais limitações, para os deficientes físicos que conquistaram o direito à acessibilidade e, em alguns locais, para gestantes, tendo em vista as dificuldades inerentes a este grupo, embora provisórias. Infelizmente, algumas pessoas insistem em utilizar tais vagas a seu bel-prazer, embora não se enquadrem em nenhum dos grupos citados. E o fazem com tal desfaçatez que ninguém ousa contrariá-las.
                       Um dia desses, em um supermercado desta cidade, o estacionamento praticamente lotado. Sol escaldante e uma tentadora vaga livre para gestantes, mas não seria correto ocupá-la. Estacionei em outra mais distante. Nesse ínterim, sem relutar, um jovem ocupou aquela vaga. Saiu indiferente e entrou no estabelecimento. O mesmo jovem, ao terminar as compras, dirigiu-se ao caixa destinado a atendimento preferencial, colocou suas compras rapidamente na esteira, sem me dar tempo de esboçar reação. A moça do caixa quedou-se calada e eu optei pelo silêncio cordial. Mais seguro e menos desgastante. O mesmo jovem infrator encontrado duas vezes no período de meia hora!! Refleti sobre grande parte dos cidadãos que, da mesma forma que aquele jovem saudável, insistem na velha prática de levar vantagem em tudo e fazer o que lhes é mais conveniente e prático. Não pensam nos demais e estacionam em vagas ou entram em filas destinadas a um público específico.  Estas não são um favor social, mas a conquista do direito de acessibilidade aos que convivem com algum tipo de limitação. É importante a fiscalização eficiente, aliada à conscientização da sociedade quanto à obediência das normas para uma convivência harmônica e salutar.
                       Somos frequentemente instados a sorrir, por estarmos sendo filmados. Procuremos, da mesma forma, ser educados, pois estamos sendo observados! Segundo Robert Wong, “raramente você tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário