Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de março de 2024

PESAR PELO FALECIMENTO DO ACAD. JOSÉ MARIA CHAVES


PESAR PELO FALECIMENTO DO ACAD. JOSÉ MARIA CHAVES

É com intenso pesar que aqui registro o súbito falecimento na noite de ontem, 3 de março de 2024, do Dr. JOSÉ MARIA CHAVES, conceituado médico proctologista e escritor cearense, cujo passamento enluta seus familiares e o seu vasto ciclo de amigos e colegas, bem com as diversas entidades médicas, literárias e culturais das quais era um ativo integrante. 

José Maria Chaves nasceu em São João do Jaguaribe-CE em 23 de outubro de 1937. Teve as suas primeiras letras com a sua mãe, em sua terra natal, onde fez o curso primário. Na adolescência, veio morar em Fortaleza, para dar continuidade aos seus estudos, concluindo o ensino médico do Liceu do Ceará. A esse tempo, participava da Guarda de Honra da Igreja Nossa Senhora das Dores, no bairro Otávio Bonfim, sob a orientação do Frei Teodoro, ofm, destacando-se como excelente jogador de futebol do Montese, um dos times principais dessa igreja. A paixão nutrida pelo futebol, desde então, fez dele um aficionado da Medicina Desportiva, que se tornaria uma segunda especialidade médica.

Médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1961. Quando universitário, foi responsável pela coluna “Plantão de Hospital”, do jornal Unitário, escrevendo crônicas dominicais. 

Completou a sua formação pós-graduada com a obtenção da livre-docência, mediante tese orientada pelo Prof. Dr. Osvaldo Riedel, defendida na UFC.

Era professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, lotado no Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, no qual ingressou em 1953, e coloproctologista aposentado do INAMPS, tendo participado da fundação do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) em 1967. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Era poeta, romancista, novelista, pesquisador de poesia popular, cronista e memorialista.

Atuante como Membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores (Abrames); Membro Fundador da Academia Cearense de Médicos Escritores (Acemes); da Academia Limoeirense de Letras (ALL); Academia Fortalezense de Letras; da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores Regional Ceará (Sobrames/CE); da Sociedade Cearense de Geografia e História e da União de Médicos Escritores e Artistas Lusofonos (UMEAL).

Ingressou na Sobrames em 1996 quando assumiu a tesouraria do XVI Congresso Brasileiro realizado em Fortaleza. Participou de quase todas as Antologia da Sobrames-CE. Ex-Presidente Nacional da Sobrames e da Sobrames/CE, da (ALL) e da Acemes.

Dentre suas obras escritas e publicadas, figuram: “Além do Mais” (Prosa e Verso); “Uma Turma Proficiente” (Memorialista); “O Nubente” (Romance); “Alzira” (Romance). No prelo, para lançamento próximo, “Olivio, Questionamentos da Vida” (Novela). No momento, estava escrevendo as suas memórias da infância em São João do Jaguaribe.

Foi laureado com a Medalha Jurandir Picanço, por relevantes serviços prestados ao ensino médico cearense, e homenageado pela Câmara Municipal de Fortaleza por sua atuação na Sobrames/CE.

Segue em paz ao encontro do nosso Pai eterno, caro José Maria Chaves.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Da Acemes, Sobrames/CE e Abrames

Postado no Blog do Marcelo Gurgel em 4/03/2024.

Link, abaixo

https://blogdomarcelogurgel.blogspot.com/2024/03/pesar-pelo-falecimento-do-acad-jose.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário