Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de março de 2024

NOVO DIA - Por: Ronald Teles

Dr. Ronald Teles - Cardiologista

Minha amada irmã Georginha Teles, hoje é um dia muito especial para mim.Saí do HRU, dia 12/ 3/ 2021, a despeito de todos os maus prognósticos, enfrentando em meu internamento um choque séptico multiresistente polimicrobiano por MR associado à disfunção múltipla de órgãos e sistemas, condição fatal em aprox 90% dos casos, ainda padeci de uma trombose venosa profunda, uma úlcera por pressão/ escara ,com exposição óssea e de tecidos profundos.Grandes colegas ao meu lado e outros doentes até em situação clínica melhores que eu foram abduzidos e mortos implacavelmente pela Pandemia do século 21, que não distinguiu idade, sexo, raça, condição física ou status social, debelando em nosso país 800.000 almas e no mundo 20 milhões.Na unidade de Terapia intensiva,que, em tantas trabalhei, estava agora " paciente" cuidado por valorosas equipes de colegas obstinados, competentes,inteligentes e treinados para enfrentar o vírus e seus desdobramentos inflamatórios, em forma de " tempestade citocínica", com potencial pró- inflamatório tremendo,pró- coagulante e suscetibilizando nosso corpo combalido às mais variadas infecções oportunistas bacterianas e fúngicas ,com a terapia intensiva, a mais difícil das especialidades clínicas, suportando- nos com próteses ventilatórias, terapia de suporte renal, drogas vasoativas, antibioticoterapia de amplo espectro, dietas enterais ou parenterais,todos os " devices" , todos os tipos de cateteres de inserção profunda ou periférica,monitorização intensiva, vigilância clinica ininterrupta,que caracterizam a unidade mais capacitada a receber o doente grave. Nas mãos de toda a equipe médica, enfermagem especializada, fisioterapeutas, nutricionistas,maqueiros que nos confortavam , nos transportavam e até nos pregavam o evangelho.Foram 53 dias de UTI e 70 dias de hospital a contra  todos os maus prognósticos, incertezas e aflicões de todos que velavam por nossa saúde, inclusive com hipótese de morte encefálica aventada por mais de uma vez;aqui estou , profundamente agradecido à minha linda e pequena família, meu anjo da guarda na terra , minha esposa Magnólia que arriscou sua vida e integridade, me acompanhando todos os dias, minhas filhas Yélena e Lara,minha mana Jamily, meus amados pais, Paulo e Helena, meus cunhados e genros e tantos amigos, que não sabia possuir,a tantos que nunca vi,que se apiedaram e consternaram- se com meu suplício e rezaram, oraram, pediram ao nosso onipresente e onipotente Deus,à virgem Maria e todos os seus exércitos angélicos,meu retorno à aventura terrena, para progredir e melhorar como ser humano, como marido, pai, filho,irmão, profissional, como cristão,  com um profundo sentimento de gratidão, por tudo o que passei para melhorar  e por algo mais a conquistar, pois somos imperfeitos; pois meu presente foi singelo, único e inarredável: A vida.
Hoje sou e estou feliz, pois ,Deus age e corrige com maiores tribulações aqueles que a quem ama, segundo São Paulo,apóstolo dos gentios, o antigo" Saulo" da casa de Gamaliel, perseguidor e executor implacável dos Cristãos, que " cegou" para enxergar a Cristo e evangelizar os" incircuncisos"; ele também nos revela em suas magníficas epístolas que: O" reino de Deus é feito de virtudes e não de palavras".
Peço desculpas à minha família por quaisquer  excessos, contendas ou atritos,  que talvez tenham existido como sequelas da condição clínica tão grave que enfrentei e minha volta ao " novo normal" que afetaram minha economia orgânica e até psicológica .Devo citar meu colega e grande intensivista , clínico, Dr Northon Bessa,médico assistente, Dr André Pereira, dr Marcos Gadelha, dr Igor Rêgo e todos os demais colegas que foram fundamentais em nosso restabelecimento,em especial o dr Northon que  através de sua competência inquestionável, inteligência fulgurante, calcada em sólida base científica, nos assistiu, a mim e ao nosso pai, diariamente e exitou nossa alta hospitalar e volta ao recôndito de nossos lares.
No mais caminhemos juntos, buscando as armas da luz  para enfrentar o nosso dia a dia, em nossa luta pelo pão de cada dia e por nossa paz, não esquecendo o quanto somos frágeis e finitos e como é tão bom, conveniente e sagrado amar nosso próximo.

57 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado querida dra Ana Margarida Rosemberg!
      Ser seu amigo e confrade, foi um dos grandes presentes que ganhei em meu retorno!

      Excluir
  2. Que felicidade , Deus concedeu-lhe novamente a vida, para que possas continuar ajudando e salvando-nos, com sua competência. Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma grande satisfação ser seu médico e ter seu carinho

      Excluir
  3. 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Os desígnios Divinos são incompreensíveis. As missões terrestres a nós traçadas são encantadoras pela Grandeza das Mãos de Deus. Você foi abençoado a continuar lutando no solo terrestre por mais tempo e cumprir a sua missão Cristã. Parabéns, querido primo Ronald! Que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu carinho, amizade e atenção de sempre , querido primo Aurélio Lopes Dias! Amém!

      Excluir
  5. Hoje o poema se chamou "Gratidão"!
    Parabéns por ter olhos pra ver e alma pra sentir, tanta bondade e cuidado! Deus nos permite experiências fortes, para nos lapidar... forjar... o novo Ronald nasceu dessa experiência! Lembrei quando me contou numa consulta, que nunca mais será o mesmo médico com os pacientes na UTI... que agora entendia como é difícil estar naquela condição...
    Parabéns pelos 3 anos de idade do novo Dr Ronald! Abraços, Germana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Germana Carvalho, a experiência de ser " paciente" e de adoecer não poupará nenhum ser humano.Inclusive é principalmente a nós médicos que especialmente foram designados para esse mister!Graças a Deus e por sua misericórdia estou aqui escrevendo estas linhas!

      Excluir
  6. Caríssimo amigo, rememorar instantes de resistência é ter certeza que Deus existe, e esteve com vc o tempo todo. Merecedor de toda cura, vc é muito especial para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu inesquecível amigo Glauco Denis Bastos, grande advogado e ser humano especial!

      Excluir
  7. Marcante, Dr Ronald.

    " reino de Deus é feito de virtudes e não de palavras".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr José Fernandes, meu querido amigo, excelente cirurgião e intensivista, em nossa convivência, aprendi muito com vc por seu conhecimento espontâneo e sem soberba!Vc faz por merecer o discurso de São Paulo em sua Epístola.Vc tem inúmeras virtudes, e palavras verdadeiras!

      Excluir
  8. Que benção!!! Que renascer! Deus em sua infinita bondade e sabedoria deu- lhe a graça de continuar na terra conosco!!! Devem ter sido dias terríveis e inimagináveis. Felicidade a nossa de continuar com nosso médico e amigo querido. Que Deus continue lhe protegendo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dna Ildeci Pimentel e sr Nireu, vcs além de pacientes são grandes amigos que fiz durante estes anos de convivência!
      Muito obrigado pelo carinho!

      Excluir
  9. Um filme passou em minha mente agora ao ler seu relato Dr. Ronald, foram dias tristes, de incertezas, medo... Sou um "reles" técnico em Radiologia e todos os dias do meu plantão lá estava eu a realizar seu RX de tórax, subia e logo vinha em minha mente, será que o Dr Ronald ainda está lá. E depois do plantão recebia mensagens da minha gestora do outro hospital no qual o Sr também trabalha, e ela sempre perguntava e me pedia: me dê boas notícias Dr Ronald, pois estamos em oração por ele. E enquanto realizava seu exame falava ao seu ouvido, que o Sr sairia dessa situação, era só questão de tempo. E em uma dessas dezenas de vezes que falei ao seu ouvido, uma lágrima rolou do seu do seu olho, e do meu também, e emocionado falei para o meu colega, ele me ouviu! Ele vai sair logo logo. Um abraço Dr Ronald, vida longa pra você .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que relato emocionante, muito obrigada, chorei, naqueles dias passamos por grandes provações, orei, clamei por JESUS, pedia que anjos fossem mandados pra ajudar no combate e vc foi um deles, muito obrigada,Deus te abençoe!Sou irmã dele , não a Georginha, a Jamily!

      Excluir
  10. Foi uma batalha de anjos para salvar a sua vida mais Deus é bom o tempo todo o tempo todo Deus é bom amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!Que Deus nos guie e nos acompanhe durante nossa vida nos mostrando seus reais caminhos e a luz para nossos passos!

      Excluir
  11. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  12. Grande amigo, vc é um sobrevivente . Somente quem passou é quem sabe...e a sua alma agora é uma força pura da obra de Deus🙏
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querido amigo!
      Ele me resgatou, deu luz e inteligência aos meus colegas que lutaram bravamente por mim! Hoje só me resta agradecer e tentar todos os dias buscar o progresso em minha vida!

      Excluir
  13. Prezado Ronald , que relato emocionante e instrutivo !

    ResponderExcluir
  14. Por toda a minha vida, o Senhor te louvarei pois meu fôlego é a tua vida e nunca me cansarei, posso ouvir a sua voz que é mais doce do que o mel que me tira dessa cova e me leva até o céu... O Médico dos médicos mais uma vez mostrou a sua soberania. Parabéns Dr Ronald amo trabalhar com o Senhor 💗

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga de tantos anos, querida Angélica Borges! Digo o mesmo ao seu respeito! Uma profissional de grande quilate,que pacífica qualquer ambiente,pois da sua boca só saem palavras edificantes.É maravilhoso estar ao lado dos verdadeiros Cristãos!

      Excluir
  15. Flavio Nunes Correia14 de março de 2024 às 08:22

    Estimado Dr Ronald,
    Essa Benção recebida certamente tem um propósito. Deus o iluminou, segurou sua mão e o trouxe para continuar sua primorosa Missão aqui nesse plano. Como paciente, manifesto minha cordial admiração pelo profissional exemplar. E deixo minhas felicitações, extensivo à Família que recebeu esse presente Divino. Continue firme na sua caminhada. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridissimo dr Flávio Vieira, te- lo reencontrado depois de tantos anos foi uma grande alegria, pois sua presença é cativante, enche o ambiente de energia positiva, cultura , bom humor,enfim, de sua real personalidade que sempre conheci! Obrigado por seu carinho e é uma honra sempre atendê-lo!

      Excluir
  16. Lindo testemunho .
    “Agindo Deus,quem impedirá?”
    Você doutor foi o escolhido para os planos de Deus. ( Isaías 43:13)
    Que a luz de Cristo brilhe a cada amanhecer na sua vida .🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é o senhor de nossos destinos e nossa rocha!Amém!para todos os séculos sem fim🙏🙏🙏

      Excluir
  17. Pela infinita Graça DEUS permitiu que você continuasse para continuar salvando vidas com a sua competência e o seu calor humano.Obrigado Deus por deixar o doutor continuar no seu trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço imensamente a nova chance de melhorar em todos os aspectos de minha existência!
      Muitos não a tiveram e fui contemplado com a infinita misericórdia de Cristo Jesus

      Excluir
  18. Dr!! Muito especial!! Vc é um ser iluminado, e Deus tem muitos outros propósitos em sua vida! Toda essa “tribulação” o tornou mais forte 💪, mais humano, e com certeza os valores foram repensados, cada detalhe de sua vida, bem como os que fazem parte dela hoje são bem mais valorizados!! Que Deus o abençoe sempre!🙏🙏🙏🙏💓💪

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Realmente me sinto restaurado em minha parte física, com marcas e cicatrizes que honram a batalha.
      Hoje , com alma leve e temente a Deus,meus caminhos estão retos e minha vontade de acertar e de renovar , invadiu meu espírito!

      Excluir
  19. Sou só gratidão, dias dificeis,entendo que alguém pode amar seu irmão, mas não mais do que eu kkkkk, foi choro, isolamento, clamor, GRITEI por Jesus, foi uma corrente de oração, de fé , missas, cultos, em tantos lugares, pessoas que o conhecia, como pacientes, colegas, enfermeiros, turma da limpeza, tecnicos, tios , primos, sobrinhos,desconhecidos...as orações chegaram até Deus e coincidiram com sua Vontade, estamos diante de um MILAGRE, um novo LAZARO, meu irmão foi RESTAURADO, um homem de alma nobre, TEMENTE A DEUS, UM MARIANO, todos os dias reza o rosário, um discipulo de DEUS na medicina, nasceu para fazer o bem, sem olhar a quem,tenho relatos de pacientes dele que me falam que ele guarda os remedios para eles, sua consulta é entorno de 1hora com cada paciente,mais hulmides tem sua atenção,peço pra ele atender alguem e digo que n tem condição de pagar, ele nem chia, kkkk,honra seu juramento de Hipócrates,eu te amo meu irmão e JESUS E MARIA TAMBEM. VIVA RONALD!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo vc demais, Jamilinha Teles! Minha irmã de sangue e de tanta história quando desembarcamos no mundo nos anos 60 .Crianças, meninos,jovens, adolescentes,universitários, adultos, formados ,casados,pais de família, mas sempre nutridos do amo real , indispensável e cúmplice.Certamente suas preces chegaram ao nosso Bom ,uno e trino Deus que me favoreceu com uma nova chance que muitos não tiveram!.Agarremo-nas a ela e sigamos os retos caminhos do Senhor.

      Excluir
  20. Dr Ronald, eu não sabia que você tinha passado por tudo isso, mas Deus é bom, permitiu que continuasse seu excelente trabalho junto a seus pacientes e dando carinho a seus familiares. Deus lhe abençoe e proteja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu carinho e confiança em meu trabalho! Amém!

      Excluir
  21. Sem palavras para expressar tantos sentimentos em um só texto. Deus é maravilhoso e nos mostra o quanto somos pequenos e insignificantes. Você é um ser de luz, simples e comprometido com a sua missão aqui na terra. Nada acontece por acaso. Eu teria que conhecer você e poder desfrutar dos seus magníficos textos. Obrigada, você é um ser iluminado. Parabéns! Prof. Carmem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado minha dileta e especial amiga, pfra Carmen Gonzaga! Sua delicadeza e carinho são um estímulo para minha carreira médica e de escritor!🤍

      Excluir
  22. Acredito que DEUS ainda tem grandes propósitos na sua vida Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Ten Damerson Vieira, tê- lo como meu paciente e leitor, muito me honra e alegra! Vc faz parte do jovem e dinâmico oficialato de nossa gloriosa PM CE;antenado com toda a complexidade de sua carreira e área de atuação!

      Excluir
  23. Irmão, você está nos planos de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado irmão querido!
      Bjs🤍

      Excluir
  24. Dr. Ronald seu depoimento é muito forte. Eu chamaria este texto de RENASCER. Gratidão ao bom DEUS por você permanecer aqui, pois com certeza você tem uma missão a ser cumprida. DEUS é bom o tempo todo.

    ResponderExcluir
  25. Georginha, nossa família é como o manto sagrado de nossa Senhora sobre nossas vidas.São os amigos verdadeiros que chegam nas horas cruciais de nossas vidas e se ajuntam em uma corrente inquebrável e inquebrantável transmitindo fé e esperança por melhores momentos. A minha família sempre será meu porto seguro onde sorvo o verdadeiro amor!

    ResponderExcluir
  26. Amém! Que Ele seja nossa fonte cristalina e de salvação!
    Quem beber dessa água , jamais terá sede

    ResponderExcluir
  27. Christiane de Deus /// Paulo César Juca16 de março de 2024 às 23:34

    Dr Ronald como fiquei emocionada em ouvir pessoalmente durante a consulta a sua história e depois poder ler seu relato e vitória em tempos tão difíceis como foi a pandemia da COVID . É possível de observar que através do senhor dr Ronald mais uma prova real de quanto o Senhor Jesus é misericordioso e lhe ama ao lhe abençoar e permitir continuar entre nós !! Fiquei impressionada com tudo que ouvi e li na sua história de vida e pude testemunhar que Deus não lhe abandonou nunca !! E como é lindo de ver a dedicacao com amor e cuidado aos seus pacientes !! Obg por ser nosso médico !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos Paulo César e Christiane, tê-los como pacientes , muito me honra e alegra ,assim como também sua sincera amizade!Obrigado pela leitura!

      Excluir
  28. Louvado e glorificado seja o Nome de Nosso Senhor! Ele faz Maravilhas!

    ResponderExcluir
  29. Amém! Para sempre seja louvado!🤍🤍🤍🙏

    ResponderExcluir