Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de março de 2023

TEMPO - Por: Ronald Teles

 

Dr. Ronald Teles - Crdiologista

Tempo

O Espírito de Deus vagava na imensidão do futuro paraíso, criando e abençoando tudo e todos .Ele achou bom tudo que criou, todas as árvores, frutos, plantas, águas, animais, domésticos, selvagens, peixes, os luzeiros dos céus, a noite e o dia, os ventos ao norte e ao sul, o homem e  sua companheira, a mulher. Ao final do sétimo dia descansou, mas tudo o que foi tão lindamente e magistralmente criado pelo Senhor de todos e do tempo, foi abençoado e Deus viu que era boa toda a sua obra.

Ele é o Senhor imemorial do tempo ,o alfa e ômega,o princípio, o meio e o fim,pois antes de tudo Ele já era o Deus e o sopro do universo e de tudo que há.

Nossa caminhada sobre a terra remonta de 4.5 a 5 milhões de anos atrás.Nos idos pré- históricos a noção temporal era determinada pela luz do sol e o cair da noite,que eram os fenômenos naturais, levando nossos irmãos primitivos a buscar abrigo em cavernas para proteção ao cair da noite,arrodeando fogueiras que aqueciam seus corpos e já coziam rudemente a caça de quilômetros de caminhadas pelo sustento diário. A passagem do tempo perdia- se na contemplação das estrelas,na noite e no sol,na decadência de seus corpos maltratados pelas intempéries,pelo frio extremo e calor,pela sobrevivência durissima, sem qualquer comodidade moderna.

As emoções eram tão primitivas quanto o ambiente que viviam,mas havia já uma noção da finitude e este homem primitivo começou a sepultar seus entes queridos nas cavernas que habitavam,traçando um início e ocaso da existência. 

Os primeiros calendários foram lunares de 354 dias feitos pelos sumérios,vieram então os egípcios e elaboraram o calendário solar de 365 dias,sem anos bissextos.No século V|,um monge chamado Dionísio,viria colocar como marco temporal e cronológico o nascimento de Cristo Jesus,como AD[ antes de Cristo] e DC [ depois de Cristo],incorporado pelo Papa Gregório XIII no século XVI,como nosso calendário cristão. O calendário chinês é lunissolar,portanto,solar e lunar,e se desenvolve a cada 12 anos,e cada ano chinês, é representado por um animal,como: Porco,macaco,rato etc 

O calendário islâmico é chamado hegírico,e reflete a fuga do profeta Maomé de Meca para Medina,tem 354 dias.

O tempo deveria ser marcado e contado,para localização do homem no espaço, o orientando em grandes viagens, assim como para definir jornadas de trabalho.Os babilônios e egípcios, saíram na frente com o seu " relógio do sol",como o primeiro dispositivo criado com esse mister há aproximadamente 3.500 anos.Esses mesmos babilônios criaram o sistema sexagesimal,chegando à hora,minutos e segundos( dividiam 360 por 60)

Na Grécia antiga o Astrônomo,matemático e geógrafo, Hiparco,sugeriu o dia em 24 horas.

Mais tarde outro gênio da história Galileu Galillei,ordenaria o dia em 24 horas,através do movimento pendular exato.

Na Europa o relógio ganharia sua forma no século XIV, com um relógio só com o ponteiro de horas,no interior da Itália, mais alguns anos à frente viria o de minutos.

Curiosamente Alberto Santos Dumont,o inventor do avião, orgulho de nosso país e nação, encomendou um relógio de pulso [ atribui-se a ele a invenção] ao seu amigo joalheiro francês Cartier,para praticidade e cronometração de suas experiências de vôo inéditas.

No entanto a história marca como o primeiro relógio de pulso,a fabricação da casa Patek Philippe,no século 19,encomendado pela condessa húngara Koscowicz.

De lá para cá temos o relógio digital,e o relógio atômico[ temos 400 deles no mindo]que através do fluxo de elétrons e átomos,tem uma precisão de atraso de menos de 1 segundo em 1 milhão de anos, eles regulam o tempo universal coordenado de todo o mundo.

Os segundos,minutos,horas,dias,meses,anos,décadas ,séculos, formam a linha do tempo. Cá estamos nós imersos nessa contagem,que estrutura nossas vidas, nos organiza ou desorganiza,nos faz teoricamente mais ou menos ágeis,precifica nossos atos e nossa energia e nos joga em um ritmo caótico,que não nos permite olhar  para esse mesmo tempo,como uma criação  nossa com benção divina,mas que nos faz muitas vezes tanto mal,pois nos subtrai as pequenas alegrias do dia a dia,como nos encantar com o nascer do sol,a natureza toda louvando a Deus em seu silêncio e majestade ,através do vento sinuoso que afaga árvores lindas e flores,pássaros,fatos interessantes,a coloquialidade das coisas simples, um contato agradável e gentil com outros seres humanos.Somos tolhidos pela pressa,pelo tempo exíguo,pelo medo " do atraso".Deixamos o lado mais humano ,desumano e nos reduzimos a autômatos que saem de casa "engolindo" um café e olhando para celulares,e redes sociais, e-mails,e reportagens televisivas repletas de torpezas.Enquanto isso nossas mulheres e filhos,são sonegados de um beijo matinal,de um afago,um cumprimento familiar; após uma despedida rápida e superficial.

Ganhamos as ruas e avenidas,também apressadamente,pois não podemos nos atrasar,o trânsito é um dragão que tem que ser suplantando,  pois na outra ponta está outro " senhor " do tempo e da mensuração de sua produtividade por esse mesmo tempo,avaliado como certo ou excessivo no cumprimento das demandas que vc é exigido,ele é o seu chefe.O tempo do almoço é curto!as vezes nem tempo há, pois o trabalho lhe absorve e consome,então " almoça-se fast food,refrigerantes,que ao seu tempo,vão esclerosando as preciosas artérias do organismo,pavimentando-as de placas mortais,que em pouco tempo ceifarão a sua vida de forma súbita por um infarto do miocárdio ou AVC.

 Não há tempo para a atividade física, pois o dia ficou " curto" para a resolução de tantos problemas e demandas,vc teria que ser " dois " para resolver tudo o que chega ao seu domínio e fora dele.

Sobrevêm o sedentarismo,a obesidade,as doenças degenerativas,as doenças psicológicas como transtornos ansiosos e depressão por não ter tempo, e por ser seu escravo e não seu senhor .

A vida familiar já vai por um fio,pois é tanto o cansaço e morbidez,que o indivíduo já não consegue exercer suas funções de esposo, pai e quanto mais estender o carinho e amor dos quais se nutrem uma família para sua saudabilidade e fortaleza.

Realmente a constatação dessa relação doentia com o tempo e com a vida urge sobremaneira em nossas mentes e consciências,como o estabelecimento de um novo paradigma,onde possamos e devamos instituir nossas prioridades, nos respeitando como seres humanos dignos,abrigo dos sentimentos mais nobres de todas as espécies, os únicos detentores do amor mais legítimo,da esperança e da fé. Somos os únicos a nos abstrair,somos os únicos a ter saudades,somos os únicos a chorar.Inventamos a Sociologia,a Antropologia,a Filosofia e não sabemos direito quem somos e o real objetivo de nossas vidas.A teoria é magnífica, a prática é uma derrota risível e o destino crasso tropeço 

Temos uma capacidade infinita de amar e ser amados,temos tudo que precisamos para ser felizes dentro de nós mesmos,em nossos espíritos contritos,na gratidão pela vida e por tudo que ela significa como um presente de Deus! Ele sempre estará ao nosso lado,principalmente em nossas fraquezas,Ele diz: " Minha graça te basta,minha força se aprimora no teu sofrimento ".Sigamos firmes com nossas convicções voltadas para nosso bem estar e nossa realização na curta estrada da vida,para quando chegarmos em sua última curva,olharmos tudo o que plantamos e termos a sensação e certeza que tudo valeu a pena

31 comentários:

  1. Tempo, tempo, tempo... excelente, Ronald!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " És um senhor tão lindo,quanto a cara de teu filho,tempo,tempo,tempo,tempo...( Caetano Veloso)❤️

      Excluir
  2. Aaahhh tempo. Mestre Ronald me faz lembrar eclesiastes 3. Parabéns pelo texto que nos remete a realizar uma introspecção durante esta rica leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Tudo é vaidade sob o sol"
      ( Eclesiastes) sob este sol estão nossas vidas e nosso tempo

      Excluir
  3. Sensacional Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. Viver intensamente e de forma equilibrada. Deus acima de tudo e os ensinamentos para nos formar pessoas melhoras a cada dia. 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Ele é o Senhor do tempo!

      Excluir
  5. Leitura que nos faz refletir a importância do tempo e Deus em nossas vida.👋👋👋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dois se confundem,para os que crêem na nova aliança!

      Excluir
  6. Como todas as sua crônicas são especiais , dotada de conhecimento histórico e científico .
    Realmente o tempo também tem um valor imensurável se bem usado ; vale ouro . As experiências da vida são obtidas pelo tempo de dedicação a elas . Mas também é verdade que o tempo está passando muito depressa por causa de tantas tarefas e atividades da vida . As vezes é bom dar um tempo ao tempo e se balançar em uma rede deixando o tempo passar , sem correria , sem pressa . Na verdade tem outra vertente, o nosso tempo e o tempo de Deus ! Maravilhoso e seu trabalho! Parabéns Dr Ronald Teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso tempo realmente não é o de Deus! Tudo à sua hora é a seu tempo! Entreguemos nossas aflições e anseios nas mãos do que tudo pode e façamos o melhor de nós em tudo!

      Excluir
  7. Texto altamente reflexivo para nós pobres seres mortais. Nos mostra o quão é necessário a presença de Deus em nossas vidas. Parabéns por mais esse fabuloso texto. Prof. Carmem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade,querida Pfra Carmen,nos falta tempo para cultivar a fé e o sagrado! E perdemos templo com o supérfluo e passageiro!

      Excluir
  8. Parabéns pelo texto ponderado e reflexivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio e comentário motivador!

      Excluir
  9. O sr de todas as coisas fator determinante em tudo ....

    ResponderExcluir
  10. Isso tudo é para sabermos e conhecermos a Magnitude de Deus pois ele é Onipotente, Onipresente e Onisciência e nós criaturas de de Deus 🙏

    ResponderExcluir
  11. Considero o tempo senhor absoluto das nossas vidas, pois tudo depende dele! E com essa descrição perfeita pelo nosso querido dr. Ronald fico mais convencida disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em tempo! Obrigado por sua maravilhosa leitura,querida dna Ildeci Pimentel!

      Excluir
  12. Respostas
    1. Querido Prof Dr Cleto Pontes,expoente da psiquiatra cearense e brasileira,intelectual de vasto conhecimento! Obrigado por seu comentário tão edificante e estimulante sobre minha crônica, Tempo.
      Sua vasta obra inspira nós, jovens e neófito artífices da escrita!

      Excluir
  13. Texto muito interessante e de agradável leitura. Dr. Ronald demonstrando ser um bom mordomo de seu tempo, pois até dedica parte dele para nos presentear com suas crônicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando este presente chega aos olhos de uma pessoa maravilhosa ,como minha querida amiga e grande radiologista dra Cláudia Bruno,fico feliz e realizado! Bjs

      Excluir
    2. Perfeito! O tempo que escraviza é o mesmo que liberta! Só depende do protagonista! Grande abraço meu amigo, que bela reflexão vem nessa crônica!

      Excluir
    3. Muito obrigado pelo comentário e elogio!

      Excluir