Dr. Ronald Teles
A sociedade atual está cada vez mais inclusiva, e as ditas minorias são cada vez mais aceitas e adequadas aos mais variados degraus de importância e relevância social, que já não lhe cabem mais essa " pecha" de minoria, posto que o predicado basicamente se refere à exclusão e falta de oportunidade.
As mulheres vêm conquistando seus espaços a passos largos e há muito tempo deixaram de ser sinônimo de coadjuvantes, sexo frágil, passividade, neutralidade e voto vencido. A revolução industrial fez o mundo voltar a atenção para o sexo feminino, quando centenas de operárias foram martirizadas e queimadas dentro de uma fábrica de Nova Iorque quando reivindicavam melhores condições de trabalho, sendo instituído a partir desse trágico incidente, o dia internacional da mulher.
De lá para cá, o antigo sexo frágil, galga degraus pertinentes à sua " nada fragilidade ".Biblicamente nossa Eva, foi expulsa do paraíso por tentar seu companheiro com o fruto da perdição e condenada às dores do parto pelo pecado original.
Essa sina de dor e pecado acompanharam a mulher em sua imensa e edificante trajetória, com tantas dificuldades em sua aceitação, decretando sua exclusão, humilhação, relegando-as como seres de segunda classe sem valor. Foram vilipendiadas primitivamente, condenadas simplesmente a parir e multiplicar as famílias, caçadas e mortas como bruxas na idade média, relegadas à escória no início do século 20,desconstruidas em seus anseios e aspirações de seres humanos dignos e capazes.
Santa Joana d'Arc infringiu fragorosa derrota aos ingleses, comandando o exército francês em batalhas épicas, com suposta orientação divina, mas foi queimada impiedosamente em uma fogueira acusada de magia negra!
Nem todas as vitórias femininas foram no entanto de " Pirro"!. Construíram notadamente ao longo dos dois últimos séculos, respeito crescente diante de uma sociedade nitidamente patriarcal. Conquistaram status de trabalhadoras, direito ao sufrágio de seu voto e afirmação como cidadãs, suas vozes foram e são ouvidas através de todas as vertentes culturais, como grandes escritoras, musicistas, teatrólogas e cantoras, estão em profissões antigamente " chave" masculinas, como engenharia, militares e políticas, são CEO de inúmeras empresas nacionais e multinacionais, conquistaram a presidência das repúblicas de vários países; são e foram primeiras ministras, ocupam cargos nas mais altas esferas do poder judiciário e órgãos internacionais como FMI,OTAN e ONU, e já são maioria de 60% nas faculdades de medicina mundiais.
Essas conquistas foram calcadas em anos e anos de lutas, derrotas e vitórias, que levaram a sociedade à uma reflexão profunda e colocaram as mulheres em patamares sempre merecidos por elas! A vergonhosa política chinesa de condenar à morte filhos do sexo feminino e priorizar os homens é injusta e esdrúxula! Ela fere a vida e condena a sociedade à esterilidade futura, o que já começa a perturbá-los, pois já se ressentem de mão de obra para sustentar sua pseudo-república comunista homicida.
O sexo feminino é como a terra que é fertilizada e resplandece com toda grandeza e frutos benignos. Elas usam os dois hemisférios cerebrais ao mesmo tempo, podem fazer assim múltiplas tarefas simultâneas e complexas, são mais calmas, tranquilas e pragmáticas, gostam de discutir exaustivamente e perseguir seus pontos de vista de maneira mais pacífica e inteligente, são governadas pelos estrógenos, que lhe conferem menos agressividade e uma personalidade harmoniosa e agregadora, e lhes acrescentam mais anos de vida! Elas são o útero do mundo, são nossas mães, esposas, filhas, netas e irmãs, noras, cunhadas; são o amor de Deus materno em nossas vidas, são imprescindíveis à nossa paz e a perpetuação do mundo
Maravilhosa crônica. Como mulher me sinto homenageada!
ResponderExcluirParabéns pela inspiração !! Reflete bem a importância da mulher em nossa sociedade e a busca da conquista, mais que devida, do seu espaço na mesma.
ResponderExcluirLinda crônica, onde o escritor com muita propriedade analisa com uma adjetivação riquíssima os vários estágios porque passou as mulheres até esse início de século trepidante! Onde ela concorre com o homem de igual para igual nos diversos seguimento da sociedade, Victor Hugo, fazendo uma análise sobre a mulher diz que o homem é um oceano revolto e a mulher um lago sereno,
ResponderExcluirQue perfeita e bela narrativa! Saber que, hoje, possuímos voz altiva mediante um passado tão cheios de percalços, dores e injustiça velada. Parabéns meu irmão por detalhar tão brilhantemente a evolução da mulher no decorrer dos séculos. Te amo! Geórgia
ResponderExcluirLinda explanação!!! Somos tudo isso!!! E como é bom ver o reconhecimento da sociedade, do mundo! Finalmente!!!👏👏👏
ResponderExcluirMeditando a cada linha,cada parágrafo,veio a mente um texto de uma pregação. " Deus fez a mulher como,solução,para um problema de solidão que havia no homem.
ResponderExcluirParabéns professor, por reproduzir nesta linhas a grande importância que um ser criado por Deus ainda possui para nós.
Como sempre brilhante !
ResponderExcluirMuito obrigado pelo carinho e incentivo !
ExcluirSensacional! Parabéns Dr. Ronald Teles, pelas lindas palavras.
ResponderExcluirMuito obrigado! Me faltam palavras para definir as mulheres,elas estão em altos patamares e sempre vão merecer grandes conquistas e o reconhecimento da sociedade de seu grande e real valor!
ExcluirMuito obrigado! Isso é pouco perto do valor do dito sexo frágil, em que na verdade reside a maior fortaleza!
ExcluirComo é bom lermos um texto tão digno de aplausos e verdades, quando a tão pouco tempo a mulher era objeto de piada. Seus textos são um refrigério para o nosso ego. Parabéns! Prof. Carmem.
ResponderExcluirMuito obrigado minha querida pfra Carmen! A sua profissão de educadora,é uma das vanguardas da humanidade.O indivíduo sem instrução e educação torna-se um pária social ,sem dignidade e respeito.
ExcluirO último parágrafo desta homenagem vestida de verdades e luz, está simplesmente impecável em sua descrição minuciosa do ser feminino. Parabéns pela leveza, pelos adjetivos e principalmente pelo afeto trazido nestas últimas linhas....perfeito.
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário carinhoso e estimulante! Vivo cercado do sexo feminino,notadamente em minha casa,e também em meus ambientes de trabalho.A delicadeza do instinto maternal e do acolhimento amoroso e sincero se fazem presentes em todos eles,deixando os ambientes leves e luminosos.
ExcluirA mulher é intrinsecamente mãe de todos e de nossas vidas.
Palavras sábias e muito edificante para todos os seres humanos. Parabéns.
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirSeus posicionamentos sempre coerentes, explicativos e cirúrgicos. Você nos reporta a verdades sabidas. O jogo de palavras entre os parágrafos são sábios e contundentes. Parabéns!!!
ResponderExcluirMuito obrigado meu amigo querido dr Glauco Denis Bastos! Sua leitura, sensibilidade e inteligência são indispensáveis!
ExcluirComo sempre, Dr Ronald, reportando com delicadeza e intensidade, a não mais inferioridade do sexo feminino, bem como nos faz passear pela história, voltar ao passado, como se lá estivéssemos presente, narrando cada fato com detalhes específicos da época! Parabéns, Dr!
ResponderExcluirMaravilhoso texto que reflete o respeito, admiração , compreensão e amor de um homem que admiro como esposo e pai de minhas filhas!
ResponderExcluir