Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

POR: L. A. FERNANDES SOARES - OS OLHOS VERDES DAS MENINAS DE GRAMADO


Dr. L. A. Fernandes Soares




OS OLHOS VERDES DAS MENINAS DE GRAMADO

                                                                                               L.  A. Fernandes Soares

Para quem nasceu e se criou na fronteira, com as Repúblicas do Uruguai e da Argentina, onde vive uma raça de sulinos, numa mistura de índio, castelhano e portenho, acostumado a ver apenas os olhos castanhos escuros, genótipo típico e preponderante nas meninas daquele recanto do Rio Grande do Sul, não há nenhum estranhamento.
Ao atingir-se o planalto serrano, sudeste do Estado, pelo caldeamento de outras raças, oriundo do alemão e do italiano, observa-se características genéticas completamente diferentes. Sente-se a forte predominância do europeu. O mulato e o preto nunca passaram por essas terras. Talvez, agora, pouco em pouco, eles venham a aparecer, porém, de imediato, sem influenciar na degradação da raça padrão.
Aqui, sobre a serra gaúcha, é que passei a ver, deslumbrado, novas características estampadas nas faces, principalmente femininas. Então me deparei com os lindos olhos das meninas de Gramado. Para encurtar a descrição e poupar comentários, diria que essas meninas carregam duas pérolas verdes-turquesa no espaço onde deveriam estar as pupilas. São fenótipos tão estranhos e diferentes que as palavras não conseguem interpretar. Após ver alguns, passei a olhar no fundo de todos os olhos dessas meninas. Fiquei encantado com a formosura e com a beleza...
Quando esses olhos encontram os meus, tenho a impressão de que serei seduzido, anestesiado, paralisado, e ficarei petrificado no tempo. São estruturas anatômicas indescritíveis, muito bem arquitetadas.
Há poucos dias, ao sair de um restaurante em Gramado, dirigi-me a uma vitrine, atraído por um couro de boi rosilho, curtido, e ali estavam duas belas meninas de uns cinco anos no máximo. Ao vê-las, logo minha atenção foi despertada, ao deparar-me com dois pares de olhos verdes que pareciam os campos verdejantes refletidos num espelho de águas serenas e cristalinas. Não tive dúvida. Ao admirar uma delas, deixando a vitrine de lado, não pude me calar e disse com certo alarde e um pouco de espanto:
- Mas que olhos bonitos! Parecem duas pedras de safira estampadas em face tão linda! Você não quer me emprestar esse olhar?
Nem bem acabei de falar e a garotinha, para qual havia me dirigido, falou com muita naturalidade:
            - Ora, tio! Pára!!! – e, em seguida, dirigiu-se à colega dizendo:
- Vamos embora!! Estou preocupada com o assédio desse velho...
Bem que a menina bonita de olhos verdes tinha razão! Tio e velho ainda... Restou-me o direito de sorrir com naturalidade diante de tão pronta resposta. Nem por isso parei de admirar esses olhos verdes, cor de safira lapidada. Continuei a caminhar pela rua e olhava, encarava a todos que passavam, no desejo de verificar se era um fato de valor estatístico alto.
Ao entrar na padaria, estava uma loira no ofício de caixa. Corpo de miss, olhar provocante e atrás do balcão, dois clones, muito bem copiados. Além de tudo, gêmeas!!
Eram três pares de olhos verdes, brilhantes, que pareciam refletir a minha própria imagem. Ao chegar mais próximo, notei que eram naturais e quase transparentes. Havia imaginado que eram portadoras de lentes. O mais interessante é que as meninas-moças eram tão acostumadas que os fregueses, por momentos, olhassem seus olhos, como se estivessem olhando em espelho de cristal verde, que não baixavam e não desviavam o olhar. Correspondiam e ainda abriam um largo sorriso, e se não fosse o balcão, acredito que chegariam mais perto ainda.
Fiquei a contemplá-las, submisso àqueles olhos verdes, que uma delas teve que bater com a mão sobre o balcão e perguntou: - Ó tio, o que o senhor deseja?
Tive a impressão de voltar de um sono profundo, quando despertei. Com muito tranquilidade e obcecado com a cena, falei:
– Dez litros de leite e um pão... Aliás, apenas um pão e um leite - corrigi-me um tanto confuso.
Fiquei a recordar os caracteres genéticos. A fusão dos cromossomos. Para ser sincero, não eram apenas os olhos que eram bonitos. Toda a anatomia era perfeita, talvez tivessem no máximo 20 anos de existência. Eram meninas-moças capazes de ganhar todos os concursos da fronteira.
Ao sair, já depois de pagar as despesas e agradecer, quase na porta, tive a impressão de que ouvi uma voz sussurrante dizendo: - O tio ficou encantado com os nossos olhos!
Também, pudera! Não foi só com os olhos... Já na rua recordei os olhos verdes das meninas de Gramado e refleti, silenciosamente: “É verdade!! Agora entendo que nasci muito cedo ou essas meninas de olhos verdes de Gramado nasceram muito tarde...

                            Gramado, RS, 20/9/99


6 comentários:

  1. Com muita alegria li o seu novo texto e com muita emoção voltei através das imagens a querida cidade das lindas e coloridas hortênsias.
    As meninas contiuam belas e de olhos cor de céu, misturados com mar do norte. Parabéns. José Luiz - Minas

    ResponderExcluir
  2. "Éééé´... Soares. Você não tem jeito mesmo. Persegue os leitores com
    seus maravilhosos textos, ilustrando a natureza morta e glorificando a
    natureza viva.  Somos adeptos de uma mesma verve saudosista e
    memorialista.  E mais ainda, atribuindo os créditos aos seres
    existenciais extraterrenas da outra dimensão em que ambos acreditamos.
    Obrigado pelos olhos verdes que os de minha mãe escureciam quando eu
    e meu irmão Johnny fazíamos nossa traquinagens, passando a merecer os
    enfurecidos coques... William Moffitt Harris"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu estimado e nobre amigo, sempre companheiro e pornto a reagiar com as virtudes da compreensão e da ternura que se infiltram em seu coração como odor sensibilizante das flores no olfato das almas felizes e naturalmente progressistas e realistas.
      Agradeço sua sublime compreensão e sua capacidade de entender que os mediocres têm algum sentido e a podem ser avaliados.
      Muitas felicidades que a Divina Providência persista iluminando seu coração e o que lhe almejo com afeto. Soares

      Excluir
  3. Parabéns, Dr. Soares! Seu texto está batendo o record de visitas.
    Abraço da colega
    ana margarida

    ResponderExcluir
  4. Agradeço-lhe a manifestação eivada de bondade, sensibilidade e ternura. Não é o texto é o conjunto do belo instrumento que toca fundo em nossos corações e estimula e une as almas felizes, puras e idealistas, como a senhora e tantos respeitáveis colegas que iluminam essas páginas, com seus textos soberbos. Muito grato Luiz Alberto Soares

    ResponderExcluir