Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

H2O - Por: Dr. Ronald Teles




                                                Dr. Ronald Teles - Cardiologista

Dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, eis a fórmula que nos constitui. Temos em nossa composição corporal 70% de água, ela é o principal solvente, todas as reações celulares e moleculares dependem dela, nossas organelas celulares estão imersas em água, nossa volemia de aproximadamente 6 a 7 litros de sangue, lava nossas artérias e veias ,invade todos os órgãos e deságua em nossos corações, que é a bomba de maior rendimento inventada até hoje, com sua característica aspirante/ premente, que maneja em torno de 4 litros de sangue por minuto e se contrai cerca de  cem mil vezes por dia e não "esquenta". Isso é tremendo! Obra do criador, inexoravelmente magistral e sem comparação com nenhuma máquina até hoje criada pelas mãos humanas. Esse sangue que nada mais é do que água, pigmentada com hemoglobina, carreia toda a celularidade das nossas defesas, leucócitos e linfócitos, as interleucinas, as prostaglandinas, os hormônios, as vitaminas, os nutrientes que necessitamos e também podem vir por este mesmo sangue as infeções mais graves batizada com o jargão médico de "Sepse", que nada mais é que uma infecção de todo nosso sangue, portanto sistêmica, detectada clinicamente e em hemoculturas com alto grau de letalidade .

Todos os sistemas orgânicos necessitam do líquido da vida, nosso cérebro "boia" no líquido cefalorraquidiano, que envolve todo o sistema nervoso central, nossos pulmões expelem água em cada respiração e promovem hematose, nosso sistema digestório não funciona sem água, que participa da digestão e inunda os intestinos onde a água é absorvida e tb excretada, nossos rins funcionam para filtrar todo nosso sangue, regular a volemia, o equilíbrio ácido/básico, salino; sabidamente quem não ingere água lesará até irreversivelmente este filtro perfeito e será um forte candidato ao tratamento dialítco.

Toda agregação humana em qualquer local do mundo se assentou ao lado de um manancial de água para suas necessidades básicas, grandes populações do passado feneceram pela falta dela e outras tantas atualmente clamam por soluções hídricas, como utilização racional, economia, cisternas para acumulá-la, e até racionamento para poupá-la.

Nossa matriz energética calcada nas hidrelétricas, se encontra sob ameaça pelas intempéries climáticas provocadas pelo homem e sua sanha capitalista e destrutiva, calcada nas fontes de carbono, já provadas destruidoras de todos os biomas e a desorganização das urbes que poluem nossa preciosa água com detritos continuamente lançados em leitos de água antes límpidas.

Nosso imenso Brasil, desperta o interesse de muitas nações, esse "carinho" que recebemos de outras nações se reveste de" Lobo em pele de cordeiro", pois em poucos anos, haverá uma " corrida" pela água similar a muitas que já houveram no mundo como a do ouro ou a do petróleo. A grande diferença é que podemos viver sem ouro e petróleo, mas sem água nossa existência fica limitada à aproximadamente míseros 7 dias. Temos no Brasil o maior manancial de água doce do mundo, à vista por nossos grandes rios e sob nossa vista por nossos imensos aquíferos que chegam a invadir contiguamente vários estados. Nosso rio negro tem um volume de água que corresponde a todos os rios da velha Europa. Não é difícil imaginarmos o preço a que vai chegar 1 litro de água potável, e a grande crise hídrica que a humanidade sofrerá nos próximos 20 anos. Os ânimos se exaltarão e muitos serão arvorados a ser " padrinhos" e " bem feitores" de nossas riquezas. A água valerá mais que o ouro, o nióbio o petróleo ou qualquer commoditie e não será  exagero imaginar conflitos e beligerância armada pelo líquido da vida.

Nosso batismo foi na água, nela naufragamos para renascer pelo amor de Cristo, nela morremos e revivemos simbolicamente, a água marcou nossa nova etapa para a vida e o Espírito Santo também é representado pela água, pela chuva temporã e seródia ,que nos inunda do amor divino, nos resgata do pecado e nos faz enxergar o mundo com outros olhos.

As águas foram apartadas para a fuga do povo de Deus do Egito no êxodo, Moisés (que significa, tirado das águas ) os libertou da escravidão abrindo os oceanos e ordenando a morte das tropas do faraó do Egito.

Em nossas lágrimas, que são o " sangue do espírito" estão contidas nossas emoções mais profundas e legítimas. Só o ser humano chora; a água desce de nossos olhos, uma catarse da alma, a emoção é cristalizada e o momento  será eternizado pelo pranto que nem sempre é de  tristeza. Olhos marejados e vermelhos também traduzem paz, gratidão e amor.

36 comentários:

  1. Querida Dra Ana Margarida Rosemberg,seu comentário sempre me honra pela sua imensa bagagem cultural e importância para as letras cearenses,além de sua generosidade de postar meus escritos direto de terras napoleonicas,onde está assoberbada com seus afazeres!

    ResponderExcluir
  2. Indescritível! Magnífico!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional!!! Parabéns pela inspiração!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigado por sua leitura Sr Neudson Guerra!

      Excluir
  5. Verdadeiro banho de detalhes
    Leitura agradável e enrriquecedora de conhecimento
    Parabéns Dr Ronald
    Que Deus te abençoe e continue iluminando sua vida
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  7. Amém! Muito obrigado pelas bênçãos e sua apreciação!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns querido,sempre nos informando,consuma cultura,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Dr Ronald Teles como sempre um poeta que fala de assuntos muito enriquecedor e com suas sábias palavras nos faz conhecedores e aprendizes dos seus ensinamentos. Parabéns Mestre 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Uma super aula!
    Cultura recheada de emoção!
    Lindooooo!!!

    ResponderExcluir
  11. Bjs e muito obrigado pela apreciação!

    ResponderExcluir
  12. Belas palavras para nos acordar para o valor das coisas simples que usufruímos todos os dias, sem parar para pensar na sua importância e para agradecer ao criador que nos sustenta dia após dia . Tantas vezes ignoramos essas coisas aparentemente sem valor e matamos e morremos pelo vil metal. Parabéns , Dr. Ronald ! Excelente texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Realmente as coisas mais simples realmente são as mais importantes em nossas vidas! Com elas contamos e seguimos,basta percebê- las e valorizá-las!💙

      Excluir
  13. Muito obrigado pelo motivador comentário!

    ResponderExcluir
  14. Magnífica crônica! Onde o escritor numa linguagem científica descreve como o ser humano vem a esse mundo sem esquecer do poder do Deus todo poderoso sobre a humanidade e faz numa linguagem médica com uma adjetivação das mais brilhantes e deixa de maneira cristalina transpareceu o seu brande conteúdo de intelectualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas belas palavras que são motivo de mais inspiração e louvor ao nosso Salvador,Jesus Cristo.

      Excluir
  15. Belo texto, dr Ronald. Cientificamente sensível. 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querida colega e amiga Dra Tainá Josino!

      Excluir
  16. Magnífico texto com riqueza de detalhes e conhecimento. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Isso sim é um super conteúdo importante para nois, muito obrigada Dr.Ronalde o senhor está de parabéns, sempre nos enviando conteúdo lindos e muito importante para nois❤️

    ResponderExcluir
  18. Nada melhor do que comemora, O DIA do líquido mais precioso do Planeta, ÁGUA, com um belo poema do Dr. RONALD TELES.
    Seu texto me fez lembrar, também de um trecho Bíblico onde JESUS afirma: ser a ÁGUA DA VIDA.

    ResponderExcluir
  19. Excelente . Aula de fisiologia humana com muita inspiração!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Dr Ronald !!!!

    ResponderExcluir
  21. Lendo, fui viajando pelo nosso corpo e por todas as riquezas menores que a água.Sensacional!!

    ResponderExcluir
  22. ESPETACULAR! PARABÉNS! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Clauber Castelo Branco de
    Fortaleza-CE.

    ResponderExcluir
  23. Perfeito!!! Uma viagem Do mais íntimo constituinte de nossas moléculas primordiais até as grandes e complexas interações sociais humanas! Fantástico!

    ResponderExcluir
  24. No português cearense: show de bola!
    Parabéns por tão bem definir o líquido mais importante da vida!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns conterrâneo!

    ResponderExcluir