Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

A PANDEMIA - Por: Dr. Ronald Teles

                                 Dr. Ronald Teles - Cardiologista

Pandemia

A Ásia é o continente mais populoso do planeta, detêm 60% de nossa população, é diversa em seus costumes, suas tradições ,sua religião, seu idioma ,seu relevo geográfico, seus acidentes naturais, sua cultura riquíssima, inteligência destacada, descobertas importantes e também perpetuadoras de conflitos como a pólvora chinesa; estes mesmos chineses , foram os pioneiros em grandes navegações e há relatos de que foram os primeiros a descobrir o continente americano em expedições impetuosas para a época. Lá também se desenvolveram as dinastias, cada uma dotada de grande relevância e mudanças para o país como a dinastia Ming. Eram respeitados e adorados como deuses, com obediência cega de súditos, e a guerra era um padrão de dominação quase constante que rearranjava o reino, ditava nova organização interna, fazia prevalecer novos decretos e tradições e ampliava o poder do soberano e sua riqueza. Eles também nos deixaram seus profetas, pacificadores, filósofos, e homens santos, Confúcio e Buda, esses pregavam um profundo conhecimento interior, para chegar- se à paz plena, uma iluminação onde só o bem invadisse os corações, um estado de felicidade permanente na  aura celestial permanente. A justiça social, a organização correta da sociedade o pensamento coeso com o bem.

Na China, o país mais populoso do continente, também um dos mais acidentados e de difícil agriculturação há um problema seríssimo de alimentação e a diversidade do cardápio alimentar deles, contempla tudo que ande, rasteje e voe; mamíferos, aves, anfíbios e até insetos. Em uma incursão alimentar invadiram uma caverna, na busca de morcegos, próxima à uma cidade chamada Wuhan de aproximadamente 20 milhões de habitantes, capturaram esses animais e os transferiram para uma milenar e insalubre feira de animais vivos, colocando- os em gaiolas, e abaixo deles em outro cubículo outro animal, um pequeno tatu ,chamado pangolin.  Diga-se de passagem que esses animais além de nenhum cuidado sanitário, eram devorados praticamente vivos.

Foi aí que se iniciou uma das maiores tragédias vividas pela humanidade, desde a gripe espanhola em 1918 que dizimou 50 milhões de vidas. Aqueles morcegos são os hospedeiros naturais de um vírus já conhecido dos imunologistas, chamado coronavirus, que esperava uma oportunidade para seu salto evolucional biológico. 

O consumo da carne desses mamíferos rapidamente atingiu Wuhan com uma misteriosa virose, nos quedamos de incerteza e descrença achávamos que iria ser circunscrita, mas rapidamente foram erguidas estruturas hospitalares imensas em torno de 3 semanas para acolher pacientes com síndrome respiratória aguda grave, que acometia a árvore pulmonar de maneira célere e avassaladora. O Ocidente achava que a China era muito " distante" e que talvez o flagelo se circunscrevesse ao território deles. A verdade é que um profissional da Alemanha foi realizar um treinamento em Wunhan, numa fábrica e já exportou o vírus para a Europa, onde grassou rapidamente, começando a matança pelos asilos, e castigando cruelmente a Itália, que implodiu seu sistema médico, e avolumou alta estatística de mortalidade, dramas pessoais, gestos simbólicos de louvor aos heróis da guerra biológica, nós médicos, entoando canções, presos oficialmente em seus lares por um novo termo que seria uníssono em nossos ouvidos: Lockdown.

Nessa época já estava decretada a nova pandemia mundial pela OMS, batizada de Covid 19,oriunda de um vírus com uma " coroa" que foi o rei da morte por 2 anos e meio no mundo.

Em nosso país a doença praticamente entrou pela cidade maravilhosa, no carnaval, com sintomas iniciais e até então desconhecidos, de falta de olfato e paladar, alertados pela sociedade otorrino francesa como novo achado da virose, associados a outros comemorativos de maior gravidade.

Cientistas,sanitaristas,epidemiologistas,infectologistas,internistas e intensivistas, foram convocados para o enfrentamento da nova peste do século 21,alguns encastelados em seus laboratórios, com belos jalecos e gravatas, em aulas teóricas, falando da " beleza" da coroa envoltória do vírus e de suas características implícitas. Na verdade são uma forma de vida das mais rudimentares, no caso dele com uma tira de RNA, que procuram uma célula susceptível onde a impregnam com seu material genético, escravizando-a para realizar milhões de cópias suas, que irão provocar no organismo do hospedeiro um verdadeiro caos imune, chamado ' tempestade" citocinica. A reação é tão exuberante e nociva que desarranja todos os sistemas orgânicos, o vírus entra pelos pulmões pelo peneumócito tipo 1  e células ciliares e depois sobrevêm as várias disfunções como, imunológica, respiratória, cardíaca, renal, digestória, as infecções microbianas secundárias, Sepse, e a morte do hospedeiro pelas mais variadas causas, praticamente ultimando as por disfunção múltipla orgânica e os mais variados fenômenos trombogenicos, visto que é uma patologia pro- inflamatória tecidual.

Sou extremamente feliz em sempre ter participado do bom combate junto aos meus valorosos colegas cearenses médicos, na chamada linha de frente. Não sabíamos bem contra o que íamos lutar, mas sabíamos que estávamos em uma guerra jamais vista nos últimos cem anos da humanidade e jamais poderíamos abdicar de nossa honra e nossa missão de tentar salvar e ajudar ao próximo. O aprendizado foi duríssimo, assustador e sobrehumano, os pacientes adentravam ao hospital em insuficiência respiratória franca e tínhamos que intubá-los coloca-los em ventilação mecânica e dar o suporte necessário a todas as falências sistêmicas Esses procedimentos se revestiam de grande expectativa, temor por nossas vidas e pelas vidas dos pacientes. Tomávamos longos banhos ,quando havia tempo,  após as intubacões, esperávamos cinco dias por sintomas de febre ou " falta de ar " e por fim realizávamos o RT PCR  para afastar ou confirmar a moléstia. Nosso hospital fechou três vezes por super-lotação e o ministério público fazia-o abrir a fórceps, sem condições de nenhum acolhimento a mais, medidas desesperadas para uma situação caótica.

Lutei ao lado de gigantes médicos, colegas distópicos de suas especialidades, que fecharam suas clínicas, consultórios, deixaram de operar, e se transformaram em uma valorosa força tarefa que também teve grandes baixas. Perdi amigos pessoais médicos, chorei profundamente a morte deles, senti em meu coração algo que jamais experimentei. A morte quase súbita e galopante provocada pelo ar...

Perdi parentes, perdi conhecidos, perdi colegas, perdi amigos.

A doença do medo, com sobrenome de terror e morte. A humanidade por um momento irmanou- se, todos elevaram seus olhos a Deus e o Santo papa Francisco, percorreu o pátio do Vaticano com a cruz de São Marcelo, em um passeio solitário numa conversa pessoal com Deus, pedindo um alento ao Armagedon.

Hoje após todas as variantes, a de Wuhan, a Gama/ P1 de Manaus, A Omicrom, a Ba4 a Ba5,outras,subvariantes,temos 700.000 brasileiros mortos e milhares de famílias enlutadas, traumatizadas para sempre pela dureza do adoecer, da evolução, do morrer e do luto abrupto e sem reverências. Crueldade até o fim .

As vacinação  começou na Inglaterra com uma enfermeira brasileira que tomou a primeira dose da Pfeizer. De lá para cá, após várias plataformas testadas, vários boatos, infundados, negacionistas de todas as espécies, cientistas do mal, contra a vacinação,  estamos com a melhor situação vacinal mundial, pois nosso PNI( programa Nacional de imunização) é o melhor e mais famoso do mundo, e fizemos valer a tradição que agora dita mais de 85% do contingente brasileiro vacinado com 2 doses, mais de 60% com reforço de terceira e quarta dose, e sem sombra de dúvidas o único local com Covid 19 é o noticiário falacioso de certos jornais que são as verdadeiras carpideiras das desgraças diárias suas pautas são somente a miséria humana e nunca nada construtivo ou alvissareiro. Contínuo orgulhosamente na linha de frente, após um período de grave adoecimento por Covid , com 70 dias de internamento, em minha profissão que tanto amo, e não vemos mais Covid 19 em nossos nosocomios 

A humanidade se abraça à essa nova era e chance de vida, ela nos foi dada pela graça de Deus e sua profunda misericórdia por nós, que nos achamos auto-suficientes, muito inteligentes, e donos de nossos destinos, mas " Quão insondáveis são os teus juízos e quão inescrutáveis são os teus caminhos "assim fala São Paulo aos romanos em uma de suas 7 epístolas. 

Aproveitemos então as lições duras que tivemos e amemos mais ao semelhante praticando o mandamento cardinal do evangelho, para também sermos amados e a paz encontre refúgio no fundo de nossos átrios, sendo guia de nossas consciências, abraçando-a permanentemente para um mundo realmente melhor e diferente.

39 comentários:

  1. Que obra de arte sua crônica meu irmão Ronald! Um deleite para nossa mente! Uma aula de história antiga e contemporânea. Amei! Te amo, mana Geórgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amada irmã caçula,grande advogada e ser humano maravilhoso,Georginha Teles! Obrigado pelo incentivo de sempre e seu comentário delicado,que afaga a alma! Bjs ❤

      Excluir
  2. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado!Seguirei tentando produzir bons conteúdos!

      Excluir
  4. Parabéns pelo histórico bem documentado e pelas sóbrias ponderações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e incentivo!

      Excluir
  5. Parabéns por suas palavras meu amado Ronald, você soube o que foi se doar nessa batalha contra o desconhecido, tanto como médico quanto paciente!
    Seu respeito , saudade por todos que partiram e seu amor a Deus em busca de um mundo melhor me fazem te admirar cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amor eterno Magnólia Nóbrega,vc me resgatou da fase mais crucial da minha quase morte para a vida.Se hoje faço esses singelos relatos,eles têm suas mãos e coração pulsante,desejo seu por minha vitória e almas enlaçadas por um amor sem fim.Te amo❤

      Excluir
  6. Relato emocionante de uma fase muito dificil de nossas vidas . Parabens Ronald

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo profissionalismo e sensibilidade nesta tarefa que vivenciou e sentiu. Linda crônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando somos os verdadeiros soldados de uma guerra é que dimensionamos sua atrocidade e terror.O from é uma realidade inimaginável.

      Excluir
  8. Sensacional,o Dr.inclusive foi um dos sonbrevivente desse vírus,Deus te abençoe 👏🏽👏🏽👏🏽🙌🏼🙌🏼🙌🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos que foram poupados devem recomeçar seus passos olhando para o que passamos,como um aprendizado inesquecível,nos tornando melhores seres humanos

      Excluir
  9. Grata por tudo o dr.roanad me ajudou muito sem palavras pra agradecer.e agradecer a Deus por ele esta aqui fazendo um trabalho lindo. Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Que Deus continue abençoando a sua vida 👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! A nós todos que cremos em sua infinita misericórdia!

      Excluir
  11. jamais esqueceremos esse momento tão difícil! Mais amor....

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto!! Parabéns pela escrita cuidadosa e bem elaborada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário! Fico lisonjeado e motivado a melhorar meus conteúdos!

      Excluir
  13. Vivenciamos, e em especial os profissionais da saúde, momentos calvarianos dilacerantes. O texto retratou de forma fidedgna o cenário de dor e aprendizado que nos remete ao dom do amor. Parabéns Dr Ronald.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado ! As lições do passado não podem ser esquecidas e devem nos remeter a um melhor futuro de paz e concórdia!

      Excluir
  14. Muito lindo dr! Fiquei emocionada com suas palavras 😊 Raquelzinha sua atendente de consultório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida Raquelzinha Andrade,muito me alegra sua leitura,vc é uma cristã verdadeira e amiga querida!

      Excluir
  15. Parabéns pelas reflexões e por nos permitir também refletir com suas palavras, dr Ronald!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querida Dra Tainá Josino,por sua leitura e sensibilidade!

      Excluir
  16. Muito bacana seu relato, palavras fortes de momentos difíceis.

    ResponderExcluir
  17. Resumo emocionado e emocionante sobre a origem e evolução dessa pandemia que recentemente nos assolou. Faz tão pouco tempo mas ao mesmo tempo por vezes parece que não passou de um sonho mau do qual já acordamos. Que bom que você venceu e está hoje aqui trazendo mais luz para nossas vidas. Excelente texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu comentário carinhoso e motivador querida colega e amiga Dra Cláudia Bruno!

      Excluir
  18. Simplismente incrivel ! Vcs medicos são herois reais -raquel meireles

    ResponderExcluir