Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2022

VIDA - Por: dr. Ronald Teles

 

                                                                        Dr. Ronald Teles

VIDA

Dois gametas se fundem em uma reação fisiológica orquestrada; como se fora um controle teleguiado o gameta campeão acerta seu alvo, depois de vencer um caminho tortuoso e hostil, com a competição de vários companheiros, através de um vale cheio de obstáculos bioquímicos, acidez, trajeto acidentado de mucosas, e uma barreira ovular que ele enfim suplantou. 

Ele venceu tudo isso e penetrou no gameta feminino, sua aspiração ancestral, da procriação e evolução da raça humana, fez-se então um zigoto, e daí através de inúmeras fases que remontam ao milagre da vida, sobrevém ao final de 9 meses um novo ser humano, dotado de corpo e espírito, que será motivo de grande contentamento para os pais e a família que esperam ansiosamente pelo final da gravidez materna e sua resolução batizada de um novo filho, neto, sobrinho, primo, enfim, um ser que se integrará à sociedade e através de um longo caminho, experimentará as mais variadas emoções, aprendizados, experiências; será formatado para a vida por seus pais e sua família por seu lar, nossa Santa e primeira igreja, ela sociedade, e através de um esforço imenso de seus pais receberá a bagagem necessária para buscar seu próprio caminho e destino, suas conquistas, sucesso e realizações. 

Essa estrada é acidentada, também haverá fracassos, doença, decepções, falta de reconhecimento, projetos sem resolução e ideais às vezes não satisfeitos, mas Deus o fortalecerá e o protegerá, assim como será sempre misericordioso e lhe tocará o coração, fazendo-o ver que "seu tempo" não é o mesmo tempo do criador e Filho do Homem, e que tudo vem na hora e tempo do Senhor.

Aquela fecundação do óvulo pelo espermatozoide, formação do zigoto, trofoblasto, sincício trofoblasto, a evolução de cada órgão e sistema, da nutrição perfeita do feto por um cordão umbilical, da sua defesa pela placenta, do feto " respirar " imerso no líquido amniótico, são parte da engenharia divina.

A vida e nosso tempo são contadas com a fecundação, as semanas gestacionais, e a resolução do parto que batiza nosso aniversário. A partir daí começa nossa longa e também curta caminhada, estipulada como 120 anos no máximo na era pós diluviana de Noé, que viveu mais de 800 anos, Matusalém mais de 900 anos, Moisés que recebeu o Decálogo no Monte Sinai morreu com 120 anos. Deus contrariado com a iniquidade da humanidade estabeleceu o máximo de 120 anos e não há nenhum ser humano até hoje no livro dos recordes, Guiness book, que tenha ultrapassado esse número.

O fato é que a vida é um presente divino e a morte é uma certeza absoluta que circunda todo ser humano e todos os seres viventes e suas existências.

A ciência se esforça e consegue oferecer os mais variados medicamentos, tratamentos, vacinas e até manipulação genética como a técnica CRISPR de edição do DNA. Tenta- se criar um ser humano modificado com baixa susceptibilidade à doenças como infecções, câncer e outras mazelas, busca -se a longevidade a qualquer custo; o homem brinca de ser Deus, e luta contra sua maior angústia que é a finitude.

Com certeza esse desiderato será alcançado, posto que nosso cérebro é um pool de neurônios com sua capacidade subestimada em vários estudos, que dizem que usamos uma parte pequena de seu potencial, e teremos descobertas revolucionárias destas mentes privilegiadas das ciências, principalmente na medicina clínica, que abordará as mais variadas doenças usando-se medicações orais ou de uso parenteral. As técnicas cirúrgicas serão cada vez menos invasivas e traumatizantes com recuperação pós operatória rápida e segura, assim como da genômica conforme comentamos.

As consequências da maior longevidade também serão enormes, pois mais gente implica em mais espaço, comida e tudo que uma sociedade necessita para subsistir, se organizar e oferecer dignidade aos seus cidadãos, com todos os benefícios da vida moderna. Para o lado econômico teremos uma crise previdenciária sem limites, pelo imenso número de idosos, e um contingente muito menor de jovens a bancá-los.

A grande verdade é que nossa vaidade e nossas verdades são passageiras, etéreas frágeis e não nos levarão à vida eterna. Tudo que temos, teremos e somos é obra e graça divina. Cristo é nossa bússola, nossa fortaleza, e senhor dos nossos destinos." O homem faz os planos, Deus faz os planetas"

30 comentários:

  1. Sábias considerações!

    ResponderExcluir

  2. Parabéns pela a tua grande sabedoria germinal. Do amigo de sempre Cleto Pontes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querido prof.Dr Cleto Pontes! Sua leitura sempre me estimula a tentar produzir melhores conteúdos!

      Excluir
  3. Parabéns Dr Ronald
    Linda crônica
    Uma mistura de conhecimento, sensibilidade e fé
    Fica com Deus
    Neudson Guerra

    ResponderExcluir
  4. Trabalho feito com um conhecimento divino e de muito talento em palavras que falam uma verdade absoluta. Parabéns 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, conhecimento e sentimentos foram bem aplicados em suas palavras

    ResponderExcluir
  6. A gratidão que devemos a Deus é tremendamente impagável, saber e ter a consciência que Ele nos escolheu é fantástico, são poucos que percebe que existimos pela criação divina, uma permissividade que está além das estatísticas, tudo isso, e apesar de tudo que somos, ele nos escolheu entre milhões de milhões, Ele o Deus supremo que nos amou incondicionalmente! Por isso Deus seja Louvado por sua grandeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sentimento nos move e comove querido Pastor Jocean! Obrigado por sua leitura e estímulo!

      Excluir
  7. Fiquei encantado com sua explicação correta e minuciosa, com conteúdo rico e de grande conhecimento sobre a vida demonstrando seu grande conhecimento e profunda sapiência da matéria tratada. Meus parabéns a esse grande e ilustre profissional da medicina, medico competente e humano querido por todos que o conhecem e lhe admiram. Manoel Milfont, seu paciente e admirador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Milfont,muito me honra sua leitura e opinião, pois se trata de um grande jurista e cidadão brasileiro! Muito obrigado

      Excluir
  8. Perfeito,grandes e verdadeiras considerações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga Dra Gessi Remião,muito obrigado por sua leitura e opiniao!

      Excluir
  9. É admirável a exposição dos fatos escritos!!! Parabéns dr Ronald por nos presentear com tanta clareza a descrição exata da nossa existência desde o princípio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga e empresária dna Idelci Pimentel!

      Excluir
  10. Parabéns Dr Ronald.Muita sabedoria e sensibilidade!!!

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS RONALD! Linda sua crônica, só podia vir de um espírito iluminado,como o seu.Beijo ,tia Naira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado minha amada tia Naira Parente Teles! Sua opinião e leitura são sempre muito importantes para mim! 💙

      Excluir
  12. Linda crônica, descreve a vida começando com o bebê saindo do ventre materno para enfrentar um novo mundo, o escritor fala do nascimento numa linguagem científica demonstra grande conhecimento de medicina falando com precisão da faze embrionária até chegar ao mundo e depois depois que começa entender s vida chega a uma conclusão que somos finitos!
    E ainda numa reflexão linda descreve o poder de DEUS quando diz que há uma diferença gritante entre o criador e a criatura! O homem faz planos e Deus os planetas!
    Parabéns pela culta e científica peça numa descrição tão bela! G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por tão belo e estimulante elogio meu amado pai e grande advogado,Dr Paulo Teles!A vida que vos fala iniciou-se por suas mãos e de minha amada mãe!Como é doce e lindo tê-los comigo.

      Excluir
  13. Muito bem colocado por alguém que salva vidas!

    ResponderExcluir
  14. Sábias palavras , de conhecimento científico, sem esquecer a realidade , mas recheadas de encantamento.Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado pelo motivador comentário!

    ResponderExcluir