Total de visualizações de página

domingo, 16 de abril de 2023

DR. PAULO TELES - MINIBIOGRAFIA - Por: Ronald Teles

                   
Dr. Ronald Teles - Cardiologista

Dr. Paulo Teles - Minibiografia

Meu pai amado! Sua vida e história, são uma inspiração para mim,seu primogênito,e para qualquer um que tenha sensibilidade pelas conquistas perpetradas por um esforço inominável, de uma criança, em tenra idade ,já assumindo responsabilidades adultas,lançada na vida,cheia de dúvidas e medo,lastreada pela pobreza e humildade que eram sua realidade intangível e dura.Só lhe restava clamar aos céus,pedindo pela Virgem Maria de Gonoud,que seus ouvidos aflitos de criança ouviam nas radiadoras do interior, lhe conformando da solidão, pobreza e incertezas cruéis da vida que o sr enfrentava.Suas lágrimas chegaram aos céus,e seus caminhos,se lhe abriram,seus esforços eram recompensados.Suas refeições de farinha com açúcar à noite no modesto hotel que lhe acolhiam,sustentavam seu débil organismo,a leitura debaixo da luz de um poste elétrico( como também fez Abraão Lincoln/ que foi lenhador/ e presidente dos EUA  abolicionista ,comandante da América na guerra da secessão) eram absorvidas por seu cérebro privilegiado que acumulava gradativamente,mesmo com todas as dificuldades e dúvidas,necessidades, insegurança, fragilidade,pobreza,os conhecimentos que o fariam vitorioso mais adiante.

Sua ida à Fortaleza, hospedado na casa de um parente esmoléu,é o encontro de pessoas na sua condição de maior humildade e pobreza,mas também, uma grande lição de solidariedade dos que lhe acolhiam em sua miserável condição. 

Sua jornada através de Fortaleza, uma megalópole,na época,para um menino pobre do extremo norte do Ceará, não o assustava,pois seu desiderato era o socorro de sua fome e condição social,era querer inexoravelmente progredir como um ser humano digno.Andou 50 km à pé,da Parangaba à Antônio Bezerra, para o concurso que mudaria sua vida junto à Polícia Militar do Ceará. Seu propósito era ser oficial,mas naquela época seu propósito básico,era uma acolhida digna,alimentação que aplacasse sua desnutrição, e uma profissão respeitável para si ,seus pares e a sociedade.A caminhada até a Academia de Polícia Edgar Facó,lhe consumiu seu único sapato,já furado, pela agonia de sua persistência e desejo incomum de atingir seus objetivos.Fez o concurso, passou por seus méritos em décimo lugar,ainda chantageado pelos que queriam fraudá-lo, e colocar outros,filhos de importantes , em seu lugar.Mais uma vez Deus e o destino colocariam um esculápio na banca examinadora,que atestaria sua excelência cardiovascular,contrariando quem queria reprová-lo.

Conviveu irmanadamente na Ademia de Polícia Edgar Facó,com companheiros de uma vida,aprendeu a disciplina, a hierarquia  ,o respeito,a honra,que caracterizam os militares,essas qualidades foram transferidas à toda sua vida! 

Já oficial,foi escalado para ajudante de ordens do Governador Parsifal Barroso,por ser um tenente arrojado,inteligente e capacitado.Chegou a compor a comitiva governamental em grandes ocasiões, almoçava diuturnamente com a família do executivo Cearense.Compos a guarda de honra que recebeu o príncipe Philip,consorte da rainha Elizabeth segunda,em sua vinda ao Ceará, saudando- o em nome do governo e Polícia estadual.

Mais tarde seria escalado para missões interioranas,que necessitavam da ajuda e garbo de um jovem oficial,para pacificá- las, politicamente e socialmente,pois a violência já se fazia presente naquela época,em Santa Quitéria, Brejo Santo e Jaguaribe.A força policial com a mão forte da revolução, alicerçada nos atos constitucionais,e irmanadas com as forças políticas locais,autoridades judiciais e igreja, alcamaram os ânimos em   todos esses interiores ,até a promoção do jovem capitão Paulo Teles.

Como Major foi enviado à Camocim,com grande satisfação e glória, pois se avizinhava de sua Bitupitá nativa,de seu pai ,o inesquecível Sr Pedro Teles,herói intrépido da família,mente à frente de seu tempo,que catapultou seus filhos a um destino digno pelos livros. O Major Paulo Teles era o comandante da 3° Cia do 3°BPM,e delegado regional,com jurisdição até às fronteiras do Piauí. Em Camocim realizou um comando marcante ,como todos os seus,irmanou- se com a sociedade, pacificou conflitos locais,lecionou em colégios da terra,,conquistou a simpatia da sociedade ,sendo aclamado em  todos os eventos e deixou Camocim ,de maneira inesquecível, laureado com inúmeras homenagens.

De volta à Fortaleza, comandou o 5° BPM, foi comandante do setor de licitação da Polícia Militar .Houve uma passagem inédita e incomum na corporação;foi escalado pelo comando geral da PM,para intervenção no corpo de bombeiros militar,pois lá havia atritos de toda sorte e insurgência entre os oficiais BM.Ao inicio foi rejeitado,teve que se impor invocando a hierarquia e disciplina,inclusive com a prisão dos que nao respeitassem o novo comando. Realizou entao ,um dos maiores comandos do corpo de bombeiros de todos os tempos,conquistando o respeito e amizade dos oficiais e praças, e hoje figura no panteão dos oficiais que conduziram a organização militar,de forma única,pois até hoje foi o único PM, a comandar o corpo de bombeiros militar.

e um dos oficiais mais expressivos à frente da instituição.Pelos grande feitos na Polícia Militar,pela conclusão de todos os cursos superiores de Polícia,por mérito pessoal e brilho pessoal ,foi nomeado comandante da Academia de polícia militar Edgar Facó. O Tenente-coronel mais novo a comandar aquela academia,em que chegara aos 17 anos,faminto,descalço, desnutrido e cheio de esperanças em um futuro melhor.

Nela fez uma revolução, instituiu a formação de nivel superior,e o status intelectual e formação academica dos oficiais foi transformado de maneira decisiva, e já os colocavam em um novo patamar,pela nova grade curricular instituída na academia, pelo Cel Teles e pelos maiores nomes do ensino superior, que foram convocados para aprimorá-la e formatar um curriculo respeitável academico,dotando os futuros oficiais de conhecimentos que extrapolavam em muito a formação militar per si. Hoje são grandes oficiais,a maioria compondo o comando das principais organizações militares do Ceará, gozando de respeito da sociedade,exercendo suas funções com versatilidade e inteligência. 

Coroando sua carreira militar foi nomeado Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, mas por uma querela política não assumiu.

Como já gozava de grande respeito,honorabilidade e chegou ao Olimpo de sua carreira, não teve mais interesse em prolongá- la e pediu sua reserva. 

Em toda sua história, nunca parou de estudar,cursou filosofia ,letras e quando no Rio de Janeiro,concomitante ao curso superior de Polícia,bravamente cursava direito,em viagens noturnas de 100 km,abraçando também suas atividades militares.

Concluiu o curso na UFC,ao largo da Praça Clóvis Bevilácqua.

Lançou-se na carreira intrepidamente,montou um escritório no coração jurídico de Fortaleza, naquela época ,o centro da cidade,no Edifício Alvorada.Abraçou o grupo C. Rolim,realizando cobranças judiciais,especializou- se na área cível e empresarial,teve grandes parceiros em várias fases do escritório Dr Paulo Teles de Advocacia.Os drs Adauto Rodrigues de Oliveira Leite,o Dr Gonzaga Cunha, e seu grande amigo e parceiro até o final de sua vida,o grande civilista e inesquecível Dr Antenio Almeida,autoridade máxima em direito Cível.Naquela época chegava uma jovem,dinâmica e inteligente secretária, ao escritório, seu nome era Edina Maria Ferreira da Cruz.

O escritório cresceu especialmente, com movimento incrementado pelo sucesso nas causas abraçadas com muito conhecimento e honestidade com os clientes. O dr Paulo Teles,começou então à lutar pela corporação que lhe deu tudo,a Polícia Militar.Implementou o bom direito pela corporação, defendendo os PM aposentados e seus dependentes, através de ações contra o estado do Ceará, para reaver legalmente direitos usurpados.Teve sucesso retumbante,foi um dos primeiros advogados do Ceará, a realizar uma sustentação oral para o pleno do STF,naquela época presidido pela ministra Ellen Gracie,a primeira mulher a presidí-lo em 177 anos.Sua causa foi aceita com unamidade,foi convocado ao gabinete ministerial do supremo tribunal Federal,e parabenizado pelo ministro Celso de Melo por sua defesa e o conteúdo de sua apelação. 

Ao estado do Ceará só restava cumprir a ordem da mais alta corte do Brasil e o Dr Paulo Teles angariou grande respeito e deferência de todos os advogados cearenses;seu escritório cresceu pela notoriedade conquistada pela seriedade,pelo bom direito,pela grande formação humanística,pelo trato cavalheiresco e horizontal de todos os clientes,pela grande estrutura montada por ele próprio, Ele que por sua formação,cordialidade e respeito,advogava diuturnamente junto ao tribunal de justiça do Ceará,no Fórum,e junto à toda classe advocatícia, sempre respeitado pela honorabilidade de sua banca de direito. 

Mais tarde eleito conselheiro da ordem dos advogados do Ceará,aclamadamente, com respeito e amizade de todos os presidentes da OAB,que se estende até hoje.

Em seguida laureado sobejamente e merecidamente, como grande defensor de sua classe, como advogado Padrão, em cerimônia solene, e homenagem reservada à uma minoria dos profissionais do direito sem manchas curriculares e com serviços inestimáveis prestados à sociedade. 

Hoje o escritório Paulo Teles da Silva, sito no shopping Deo Paseo, é uma jóia,que ele como um cuidadoso ourives,lapidou e que brilha com o perfume do bom direito,agraciada com as bênçãos de Deus,pois tudo que gerou e ganhou, foi lastreado pela honestidade,pelo trabalho árduo,pelo estudo especializado,pelas páginas bem escritas de todos os códigos de direito e seus grandes autores,por dias e noites buscando a melhor solução para todas as demandas que chegam ao escritório.

Ele,dr Paulo Teles é o grande maestro,idealizador,criador e mantenedor desse nome que inspira respeito e confiança aos que buscam serviços advocatícios de alto padrão. Lá também advogam ,a Dra Geórgia  Teles,a Dra Jamily Teles,A dra Yélena Teles,a Dra Camilly Teles,a Dra Edina Ferreira da Cruz[aquela jovem secretária dos anos 80,formou- se em contabilidade e direito],a secretária executiva Lili,e o nosso querido João Paulo,Office boy de grande valor.

A estrutura é enxuta, mas o cabedal e volume de clientes e processos é maior do que muitos grandes escritórios Cearenses e brasileiros .

Essa história tão linda,suportada pelas bênçãos e graças de Deus,pela proteção e intercessão de Maria Santíssima e os seus santos,mostra sem dúvidas,a trajetória de um dos meninos nordestinos,que não sucumbiram pela fome e endemias,e avançou pela vida com a chama da esperança em seu coração, ela nunca se apagou,e ele singrou todos os mares da fome,pobreza,dúvida, miséria,doença, albergando dentro de si a  insofismável vontade e fé ,que São Paulo relata em uma de suas epístolas aos Corintios, dizendo,que nem altura, nem profundidade,nem abismos, nem anjos,nem potestades,nem demônios,nada,pode nos separar do amor de Cristo Jesus!

Paulo Teles foi e é abençoado perenemente por esse amor renovador;é um filho de Deus abençoado e goza das primícias do bem que plantou e que agora colhe com felicidade,saúde e paz.Amado pela família,filhos,netos e seus amigos .Amado por nosso Salvador e Senhor que o abençoará com paz e salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário