Hoje no HGF, acompanhando um familiar no ambulatório de Endocrinologia, fiquei procurando passatempo até a hora do atendimento.
Nessa busca de passar o tempo, me deparo com um quadro lindo e tocante, na parede do ambulatório. Pintura do Romero, irmão de outro Ronaldo, não o da minha turma. Romero Esmeraldo. Eu o conheci em 1971, quando meu pai fazia tratamento de uma meningite por tórula na Casa de Saúde São Raimundo e Romero era um jovem e já brilhante médico residente. Foi ele, quem naquele ano, estava de plantão no dia em que meu pai fez um quadro de anafilaxia e o socorreu. Em seguida chegou Dr Flávio Leitão, que fazia parte da equipe que acompanhava meu pai, junto com outros expoentes da neurologia e neurocirurgia desde então, o saudoso amigo Dr. Lobo e Dr. Djacir Figueiredo.
Pois bem, hoje me deparo com essa maravilha de obra de arte, com cenas que só poderiam ter sido retratadas por quem conhece o universo da verdadeira medicina. Esta, hoje tão maculada, devido à práticas que nada têm a ver com o nosso juramento.
E viva nós, e viva a minha Turma80, e tantas outras turmas que seguem honrando o que conhecemos como juramento de Hipócrates.
Fátima Azevêdo
Médica Geneticista
Prof da FAMED-UFC
Fortaleza 17/8/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário