Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

POR SEBASTIÃO DIÓGENES: REIS MAGOS.


                                                               Reis Magos

    Segundo o cristianismo, hoje é dia de Reis. Uma referência do Evangelho à visita deles no décimo terceiro dia da natividade de Cristo. A liturgia denomina Epifania a comemoração da adoração do Menino Jesus pelos Reis Magos.
     Na verdade, não gosto dos Magos. Não os considero melhores que Judas.
   A natividade de Cristo, para segurança do Menino, foi quase oculta. Foi manifesta a poucas pessoas. Aos pastores, que vigiavam seus rebanhos nos arredores do estábulo; aos Reis Magos, que vieram do Oriente; e aos profetas do Templo, Simeão e Ana.
    Deus contava com o segredo de todos. Mas os Magos tiveram uma conduta suspeita, a meu sentir. Seguindo a estrela guia, mesmo assim, desviaram o caminho para Jerusalém. E a estrela, com vergonha da desobediência dos viajantes, apagou o lume. Ao chegarem a Jerusalém, e com caras de inocentes perguntaram, logo a quem, a Herodes: “Onde está o rei dos Judeus que é nascido?” (Mt 2,2).
   Herodes ficou transtornado com a pergunta dos visitantes do Oriente, cujas consequências são consabidas. Os Magos deram seguimento à viagem até Belém, guiados pela estrela que voltou a brilhar. A estrela os deixou no local exato onde estava o Menino Jesus, dormindo em sua manjedoura. Adoraram-no, entregaram os presentes e empreenderam a viagem de volta.
   Parece que os Magos se arrependeram da traição praticada, modo de dizer, e não retornaram por Jerusalém, conforme Herodes solicitara. Mas a desgraça estava decretada pelo delírio violento do rei da Judeia. Crianças de Belém e arredores, de até dois anos de idade, foram degoladas impiedosamente. José,que tivera a informação privilegiada sobre a matança das crianças,fugiu em tempo com a família para o Egito. Do contrário, Cristo não teria cumprido a sua Paixão, a principal missão do Deus Encarnado.
  Claro está na Escritura que tudo foi determinado por Deus. E assim, o Filho o quis. E essas coisas não se discutem. Contudo, se não é justo atirar pedras nos Magos, também, não o é em Judas.

Sebastião Diógenes
06 de janeiro de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário