Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

POR: ANA MARGARIDA ROSEMBERG - O LOUVRE DE PARIS E SUAS FILIAIS

LOUVRE-ABU DHABI

LOUVRE-LENS
LOUVRE-PARIS


O LOUVRE DE PARIS E SUAS FILIAIS 

                                                    Ana Margarida Arruda Rosemberg

                                                   Publicado no Jornal do Médico, edição 68/2015, pag 7.

O museu do Louvre em Paris, antigo palácio dos reis da França, é uma imensa estrutura em forma da letra “U” e está dividido em três alas: A ala Sully, a leste, que abriga a “Cour Carrée” e a parte mais antiga do palácio; a Ala Richelieu, ao norte, que faz fronteira com a Rue de Rivoli e a Ala Denon, ao sul, que faz fronteira com o Rio Sena.
Em 1988, foi inaugurada a famosa pirâmide de vidro que dá acesso ao museu.  Localizada no pátio central, a referida pirâmide foi uma proposta do presidente François Mitterrand e teve a finalidade de expandir o Louvre. O projeto, que tornou a pirâmide de vidro uma realidade, foi do arquiteto chinês I. M. Pei.
O acervo do Louvre é composto por mais de 380 mil obras de arte. São 35 mil em exibição permanente e distribuídas em oito departamentos, cujas coleções são identificadas por uma cor e todas as salas são numeradas. As coleções do Louvre são: Antiguidades orientais, Antiguidades egípcias, Antiguidades greco-romanas e etruscas, Oriente Mediterrâneo no Império Romano, Arte islâmica, Objetos de arte, Artes gráficas, Esculturas, Pinturas, História do Louvre, Artes da África, Ásia, Oceania e das Américas e Louvre Medieval.
A primeira filial do Louvre (Louvre-Lens) foi inaugurada, em dezembro de 2012, no norte da França (Nord-Pas-de-Calais) na cidade de Lens. O museu de vidro e luz custou mais de 150 milhões de euros e sua arquitetura, obra dos arquitetos japoneses Ryue Nishizawa e Kazuyo Sejima, tem design contemporâneo. É uma arquitetura de abstração. A estrutura de alumínio do museu, com suas paredes totalmente de vidro, absorve o céu do norte da França fazendo com que o museu se torne quase invisível e desapareça no horizonte misturado às nuvens. Este ar de etéreo do Louvre-Lens é uma âncora para seis mil anos de arte.
O museu está situado em um espaço de 200 hectares de uma antiga mina e fica próximo à estação de trem da cidade de Lens, que conta com o expresso TGV. A viagem Paris-Lens leva pouco mais de 1 hora. O imenso parque do museu está em completa sintonia com os 120 metros de comprimento da galeria do tempo (Galerie du temps), onde 250 obras do Louvre são apresentadas em ordem cronológica. Na galeria, as obras de arte explodem, sem fronteiras, ao olhar dos visitantes. Além do clássico quadro de Delacroix “A Liberdade Guiando o Povo”, os visitantes podem apreciar obras primas como: “ A Virgem e o Menino de Sant’Anna” (1513), de Leonardo Da Vinci, “Retrato de Baltasar Castiglione” (1515), de Rafael, e “Retrato de Monsieur Bertin” (1832), de Igres.
As Obras estão expostas em três períodos que vão desde o nascimento da escrita, 3.500 a.C., até meados do século XIX.  São 70 obras da Antiguidade, 45 da Idade Média e 90 da modernidade.  Todas as civilizações estão contempladas. A segunda filial do Louvre será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Sua inauguração estava prevista para 2012-2013, mas foi adiada para 2016. O Louvre-Abu Dhabi, projeto do arquiteto francês Jean Nouvel, fará parte de um gigantesco bairro cultural na ilha de Saadivat junto a outros três museus e um centro de entretenimentos. Obras de arte de artista como: Leonardo Da Vinci, Van Gogh, Claude Monet, Henri Matisse e Andy Washol estarão entre as 300 peças para a inauguração do museu. Entre as obras que farão a viagem da França ao Golfo Pérsico estão: "La Belle Ferronnière", de Leonardo da Vinci, e uma estátua colossal do rei Ramsés II.
                                                       Fortaleza, 23/11/2015

                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário