Total de visualizações de página

sábado, 27 de janeiro de 2024

O PERDÃO - Por : Ronald Teles

 

Dr. Ronald Teles - Cardiologista

No seu curto ministério de 3 anos, após seu  batismo nas águas do Jordão, por aquele que era a voz que clamava no deserto a endireitar os caminhos do Senhor, João Batista, o Santo Espírito desceu dos céus sobre sua cabeça e o Pai eterno anunciava, que era seu Filho, do qual muito se comprazia. Jesus então contrariando o Status quo, combateu todos os tipos de segregações, perseguições, castas, costumes, ferindo as leis do Sinédrio, sendo considerado um perigoso e insurecto profeta, sendo a toda hora perseguido e ameaçado de morte. Ele não escolheu os doutores da lei como seus discípulos e não se colocou como um Deus autoritário e beligerante, o " Messias" desejado pelos judeus. Nasceu pobremente em um estábulo, não em um Palácio, escolheu Nazaré como seu lar, Sua mãe Imaculada sensível e humilde, São José, seu castíssimo esposo um marceneiro que ensinou seu ofício ao filho. Seus discípulos vieram das praias e aprenderam a pescar homens, coletores de impostos, publicanos, gente humilde que na época não representava nada na sociedade, talvez sua escória. Realizou milagres e sinais nos dias de sábado, contrariando as doutrinas vigentes, perdoou adúltera, perdoou ladrões ,perdoou cobradores de impostos, curou cegos, surdos, aleijados, ressuscitou mortos, expulsou demônios e Ele mesmo foi tentado no deserto por três vezes após 40 dias de jejum, inclusive com o inimigo usando a Santa palavra para tentá-LO , sem sucesso, finalmente vindo anjos do céu para servi- LO .Quando cinco mil sentaram- se na relva sem alimento, Ele transformou 2 peixinhos e cinco Pães em alimento para todos e não procurou saber quem o seguia, só preocupou- se em alimentá-los.

As virtudes teologais são a essência da cristologia, fé, esperança e caridade,

Os dons do Espírito são ciência, inteligência, sabedoria, fortaleza, conselho, temor a Deus e piedade, os frutos do Espírito são decorrência daqueles. O mandamento cardinal é amar o próximo como a si mesmo e a Deus acima de tudo.

Sempre que Cristo Jesus perdoava um pecado dizia que a fé havia curado o pecador. Ele que é nosso Deus e nosso Salvador e Senhor, nunca segregou ou desprezou qq ser humano considerado impuro." Tua fé te salvou, vá e não peques mais, para que não te suceda coisa pior"

Deus é puro amor e perdão, o ser humano traz em sua raiz o ódio, o desamor, a desavença, a beligerância, a discriminação, sem tirar " a trave " em seu olho e acusando seu irmão, julgando- o e vaticinando seu destino através de  um mórbido julgamento. Deus não veio para os santos e sim para os pecadores. O mandamento principal vem do coração de Jesus que vê na ovelha perdida o arrependimento. 

Por mais que se pregue uma teologia do ódio, jamais haverá eco no próprio Cristo, que esteve entre nós 33 anos pregando o perdão, a concórdia e o arrependimento. Não é justo tentar enquadrar o Santo Papa Francisco como um Papa ultrajante ou " cousa " parecida. Ele está tocando em feridas abertas da igreja, como a financeira, a parte moral e também social. Isso não se constitui uma teoria " marxista " , mas sim uma tentativa de estender uma visão mais justa e integrada da igreja Católica Apostólica Romana.

Sou médico e cristão, nunca perguntei a qualquer doente que atendi classe social, religião, orientação sexual ou política. Disse Cristo Jesus, que quem precisava de médico eram os doentes e não os sãos.Que todos nós que compomos essa raça humana ainda tão taxativa e carregada de cisões que já levaram a tantas desgraças, mortes e guerras possamos olhar nossos irmãos como a imagem e semelhança do Criador

 Ronald Teles/ Cardiologista/ CRM- CE 5641

12 comentários:

  1. MARAVILHOSO MEU IRMÃO AMADO! GEGÊ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Georginha Teles ! Bjs do mano!

      Excluir
  2. Deus abençoe você e sua família, meu querido e amado cunhado/irmão!
    Abençoado sejamos todos nós, Amém!

    ResponderExcluir
  3. A igreja é feita de homens, e como tal, falhas existiram sempre. Encontrar um Papa disposto a transformar e rebulir o que existe de pior na santa igreja só a faz maior. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querido primo Marcelo Teles! Sua leitura e opinião são sempre importantes.

      Excluir
  4. Todos somos filhos de Deus

    ResponderExcluir
  5. Amém! Todos filhos de Deus e não há um só justo ou não pecador.

    ResponderExcluir
  6. Grande colega, grande ser humano, exímio pensador, com um coração 💓 gigante!!! Que mais e mais Drs “Ronald”s povoem esse mundo!!! 🙏🙌

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por seu carinho e amizade sinceros!Muito grato!

    ResponderExcluir