Educação, cultura e tradição
Nosso Brasil continental de 204 milhões de brasileiros, pelo último censo,com população oriunda de três origens étnicas, notadamente,caucasiananegra e Índia,presentes ancestralmente em nosso DNA mitocondrial materno,que também é a mãe identitária gênica,multicultural,com povo religioso e de fé, também ostentando título de maior país cristão e católico do mundo,é dono de uma alegria incomum,de uma espontaneidade e ciosidade de sua grande beleza,assim como de otimismo insuperável que o faz ter sempre a esperança que dias melhores virão e que um dia realmente estejamos deitados no berço esplêndido em que um dos nossos principais símbolos anuncia,nosso hino nacional,sem sermos perseguidos por uma palavra também privativa do nosso idioma português,que não encontra similaridade em outros: A saudade.Hoje somos submetidos à veleidades diárias,ditas como certas e normais,que são na verdade aberrancias para os que guardam ciência e conhecimento do bom e do certo.
Saudades de tempos em que vivíamos em um mundo menos rotulado,com menos cotas,com menor cerceamento de pensamentos ou atitudes,com leis que aparentemente ordenam,mas enfim,excludem e maximizam a excludencia, com o bom humor que flertava com nossa eterna miséria de sermos humanos finitos,falhos,defeituosos ,pois quem é muito certo e absoluto,invulnerável e fechado,pode esconder muitas vezes uma psicopatia que vive entremeada em seus atos impositivos e castradores da felicidade.
A geração de meus pais gozava de uma mente e de atos saudáveis, filhos criados dentro do respeito,aos pais,aos irmãos, aos semelhantes,com direitos e obrigações, com estudo e resultados cobrados de bom desempenho de notas dignas nas disciplinas, pois naqueles boletins,o vermelho das notas correspondiam ao "sangue "dos pais,jogados fora por um aluno displicente,mal cumpridor de seus deveres abusador do trabalho árduo paterno.Éramos repreendidos verbalmente,éramos castigados fisicamente, colocados " de castigo",proibidos de sair de casa aos nossos passatempos,as mesadas eram cortadas.Diriam hoje" fabricavam" um indivíduo escravizado,sem liberdade, sem pensamento, uma " verdadeira aberração ou ditadura ".Digo eu! E toda uma geração extremamente bem sucedida,resolvida e extremamente feliz: Fabricaram cidadãos com uma mente sólida,com alto nível de responsabilidade,de respeito, ciosos de suas obrigações, deveres e direitos,estudiosos de grande desempenho em suas profissões,sem traumas psicológicos ou torturas emocionais,preparados intelectualmente,eticamente,emocionalmente e munidos de fé cristã para enfrentar esse " novo anormal de hoje"
Isso se chama tradição. Esta que estão querendo toda hora soterrar e solapar de nossas crianças e jovens de hoje através de avalanches midiáticas e novos padrões pedagógicos usurpadores de suas inocências e normal personalidade,enquanto seres humanos dignos.
Avalanches de convites fortuitos e diretos corruptores dos bons costumes,que vão desde a doutrinação sexual imprecisa à manuais de suicídio para jovens na Deep Dark Web.
Gilberto Freyre,pernambucano,honradamente e gloriosamente nosso irmão nordestino,sociólogo,antropólogo, um dos intelectuais brasileiros mais premiados do século e mundialmente;formado pela Universidade de Baylor e Colúmbia nos EUA,autor de uma das maiores obras da literatura brasileira e mundial,chamada " Casa grande e Senzala", falou sobre questões extremamente relevantes para nossa educação e o futuro de nosso povo.Sua tese de que aqui albergamos uma democracia racial,e o " não branqueamento "de nosso povo, faz parte de nossa identidade atual,como diria Monteiro Lobato ao seu respeito,que o Brasil moderno,seria lembrado por Gilberto Freyre e não por seu passado.Grandes cérebros que aqui passaram como o Freyreano que cessou de nos presentear com seu pensamento brilhante aos 87 anos por um AVC,agregaram dados excepcionais à nossa cultura como sendo nós um novo mundo dos trópicos trazido pelos portugueses e não um produto do velho mundo.Inclusive ele criou o termo Lusotropismo,era grande amigo de Manoel Bandeira e trocou 68 cartas com ele após seu poema sobre sua ida à Bahia,que fascinou o grande poeta.Gilber Freyre,pertenceu à UDN,e foi do conselho Federal de Cultura do governo Médici,portanto ideário de direita digamos assim.Não obstante ,suas teses de miscigenação, democracia racial e interação populacional determinando nossas características estão acima da política e farão parte eternamente de nossa cultura, lembrança e reverência à este grande homem.
Outro nome,desta vez à esquerda, de grande ilustramento foi do mineiro Darcy Ribeiro,também sociólogo e antropólogo, extremamente ligado à educação e história de nossa formação enquanto povo, e aos povos indígenas especialmente.Ordenou varias revoluções em seu pensamento como a agrícola,metalúrgica,termoelétrica e outras como as que catapultaram o homem ao seguimento moderno e atual organização ,assim como as castas sociais em que estamos inclusos,como as mais altas,intermediárias e servis.Fundou a UNB,a Fundação Xingu,a Universidade do Norte Fluminense,ministro da educação de João Goulart. Mais tarde junto Leonel Brizola,no PDT,como vice- governador, criou os CIEPS,modelo fantástico de educação para os jovens que recebiam atenção integral de educação durante todo o dia numa educação cidadã e digna,mais tarde abandonada fragorosamente por motivos incompreensíveis.Foi eleito para a ABL, na cadeira de Fagundes Varela, e fenesceu aos 75 anos de Câncer de pulmão em Brasília como senador da República.
Acima,sem ideologia,ou partidarismo,descrevemos a história sucinta de dois gênios que brotaram de nosso amado Brasil e contribuíram sobremaneira para nossa cultura,educação ,identidade e para nosso orgulho ,de termos albergado entre nós estes dois grandes cientistas sociais.
Hoje nossa educação passa por ultrajes e filigranas como o de educação sexual às nossas crianças em sala,sabe Deus com que orientação, destruição de colégios cívicos militares sem explicações coerentes,multiplicação de cotas em escolas superiores,hoje já abolidas pelo STF dos Estados Unidos,pois provaram ser motivo de menor esforço e facilidade de ingresso sem mérito,criacao indiscriminada e irresponsável de novas escolas médicas,tentativas infames de fazer do Cristianismo um assunto reducionista ingrato e sem valor para nossos jovens,relativização da ética,aceitação de condutas anômalas como normais,Enfim essas são as " novas " pautas que já nasceram tendendo ao fracasso, que se estende das mãos que mal e porcamente as elaboram ,com ares de " novidade" e vanguarda e as divulgam para prejuízo de toda uma geração, que já vemos deformada,extremamente dependente,dissituada dos valores que aprendemos,frágil psicologicamente e sem fé para resguardá-los de sucumbirem.A família sempre será o núcleo social onde orbitam pai e mãe como os átomos principais,ditados pela sequência e pulsação divina determinada por Deus em seus corações e mentes,na construção de um modelo digno de ser humano. Jamais percamos a esperança, a fé e o amor ,que São Paulo escreveu aos Coríntios em uma de suas epístolas.Enquanto formos detentores delas,também salvaremos nossos filhos deste futuro que quer tragá- los com falsas verdades.
Excelente texto . Parabéns!
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirMuito obrigado!
ExcluirConcordo com você! Parabéns
ResponderExcluirObrigado por sua leitura e apreciação!
ExcluirMuito bom ! Parabéns 👏
ResponderExcluirMuito o
ExcluirMuito obrigado!
ExcluirParabéns pelo excelente texto, de grande profundidade, que deus continue lhe guiando e lhe expirando na literatura, poesia e contos.
ResponderExcluirAmém! Sempre inspirado por Ele,e o manancial de amor de sua palavra🙏
ExcluirConcordo plenamente com você...
ResponderExcluirObrigado pela opinião e leitura!
ExcluirCONCORDO COM TUDO E DIAS MELHORES VIRÃO...
ResponderExcluirA esperança nos move e anima.Nos convida a ser atores dos melhores dias.
ExcluirParabéns pelo seu trabalho belíssimo de grande profundidade.
ResponderExcluirObrigado por sua leitura, carinho e impressão!
ExcluirMeu diletíssimo amigo Dr.Ronald Teles, parabéns pelo o seu texto, trazendo a tona a nossa realidade dos dias atuais.
ResponderExcluirMuito obrigado querido dr Ednúbio Vasconcelos!
ExcluirJá dizia o Silvio Brito : "Para o mundo que eu quero descer!" . Um pouco de humor ajudar a viver com um pouco mais de leveza. Seu texto retratou muito bem nossa realidade.
ResponderExcluirObrigado por sua leitura e sentimento!
ExcluirEssa anônima aí de cima sou eu : Cláudia Bruno
ResponderExcluirSaudades suas minha querida amiga e grande radiologista,dra Cláudia Bruno! Obrigado pelo carinho e leitura!
ExcluirGostei do texto e continue postando com clareza a vida atual.
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirDr. RONALD TELES, consegue introduzir nas nossas mentes, com seus poemas, "editoriais", textos... algo que está aos nossos olhos, mas não enxergarmos, talvez devido a loucura, correria do mundo moderno. Estão cada vez mais pervertido nossa sociedade, e crianças, acabando com os valores cívicos e familiares, e o Dr. RONALD vem com este belo texto, nos mostra em palavras o que de fato está acontecendo com a NAÇÃO.
ResponderExcluirObrigado Dr. RONALD TELES.
Obrigado querido Ten.Damerson! Sua leitura e opinião sempre muito importantes e representativas do jovem oficialato Cearense e Brasileiro,me enchem de alegria por despertar essas reflexões.
ExcluirVocê é brilhante, nos presenteando com este texto maravilhoso. Obrigada por compartilhar. Parabéns 👏👏👏
ResponderExcluirMuito obrigado por sua leitura e elogio!
Excluir