Total de visualizações de página

domingo, 27 de novembro de 2022

AMAR - Por: Ronald Teles

 

Dr. Ronald Teles - Cardiologista

Amar

Esse verbo de fácil pronúncia e difícil prática é o mister de Deus para todas as criaturas humanas. Quando amamos, esse sentimento resplandece em tudo o que fazemos, almejamos, temos, alcançamos, queremos e ofertamos.

Essa prática é uma caminhada dificílima ao nosso interior, às zonas mais profundas de nossas almas, tantas vezes imiscuídas de outros sentimentos que abafam fragorosamente essa capacidade latente, linda e celestial que todos nós temos e devemos cultivar, buscar e almejar todos os dias para construção de uma vida mais intensa em todos os sentidos, livre da superficialidade do mundo que nos envolve com doutrinas descartáveis, ditas por muitas vezes com o que queremos ouvir e não o que devemos ouvir. 

Esse convite é diário, assim como seu valor supérfluo, assim como seu conteúdo vazio, assim como seu tempo inválido e sem valor construtivo para nossas vidas e pessoas. Nossos olhos, as janelas de nossas almas, devem estar conectados com nossos corações, que são a sede dos nossos sentimentos mais profundos, como o amor, a compaixão, o perdão, a benevolência, a caridade e a piedade. 

Quando somos movidos pela luz, nossos passos, e nossas mãos, acompanharão nossos pensamentos, que fugirão do universo caótico do mundo que gira em torno da vaidade, do conflito e do desamor. Para que tudo isso aconteça temos que buscar uma reflexão profunda de nossas atitudes e atos e viajar ao âmago de nossas consciências, buscando humildemente uma perscrutação de nossos excessos e de velhos vícios que nos amarram ao passado ou nos movem no presente, prejudicando nossa total entrega, embora difícil de amar ao próximo. 

Falar do amor é um desafio imenso, ele já foi dissertado por grandes escritores, foi obra de filósofos, escultores, pintores, teatrólogos, a música é puro amor, já se travaram até guerras em seu nome como a de Tróia, pelo amor de Helena; mas a verdade é que quando somos realisticamente invadidos por ele, nosso olhar ao mundo se reveste de emoções que brotam do amor do Criador por nós! 

Nossa prudência em não ferir se aguça, nossos passos são brandos e nossos atos pensados, nosso olhar se reveste de paz e carinho e prima pelo bem, nosso abraço é sincero e carinhoso, vemos o mundo como um presente para nossa edificação e crescimento, como um bom desafio para crescermos de maneira saudável física e espiritualmente. 

O homem admira a belicosidade, a agressividade, a guerra acirra seus instintos primordiais e territorialistas; é bem certo que alguns conflitos da humanidade foram do bem contra o mal e Deus foi providencial, dando a vitória a aqueles que deram suas vidas para a construção de um mundo melhor, como todos sabemos, na segunda grande guerra mundial onde o Eixo, queria engolir o mundo como um dragão de fogo e fazer reinar a treva sobre a humanidade. 

Graças a Deus sabemos o final! E respiramos aliviados, pois o bem sempre vencerá o mal, como afirmou São Paulo em uma de suas 7 epístolas. Voltando mais ao tempo, indo ao velho testamento, temos o cerco à Jericó, onde o exército israelita arrodeou a cidade várias vezes com a arca da aliança e as muralhas desaba

ram por ordem divina, dando grande vitória ao povo de Deus. Voltando ao século 21,esses tempos de grande turbulência e inquietação da humanidade, onde estamos assistindo tanta desconstrução dos verdadeiros valores ditos cristãos, que estão caindo em frente aos nossos olhos, como se fora " esse novo normal " que na verdade é escatológico! 

As relações humanas estão deturpadas com uma agressividade jamais Vista, nada é meritório, pois temos " cotas " para tudo e todos, como se não houvesse mais necessidade da boa luta para a consecução dos objetivos maiores. 

A libertinagem, a luxúria campeiam as televisões e net oferece um " cardápio" de ultrajes morais e até " manual" de suicídio para os jovens, a cortesia, a nobreza e os bons costumes estão solapados pela aspereza de tratamento, os idosos que são as verdadeiras joias e nossas bibliotecas vivas dos conhecimentos da vida são relegados em asilos de luxo, ou de lixo, pois são considerados " ultrapassados" e não úteis à velocidade nefasta do mundo ocidental. 

As relações humanas estão superficiais e desinteressantes, nos atemos aos nossos computadores de mão intitulados celulares e quase não nos olhamos nos olhos de nossos interlocutores, caracterizando um desrespeito e fragilização de nossa vida em sociedade. É bem verdade que cada geração tem suas inovações, suas conquistas, seu novo modo de vida e suas aspirações para o presente e futuro. 

Essa marcha tem que ser avaliada passo a passo, a ciência e a fé são como duas asas de um passar o, que o fazem voar em busca da felicidade e de um destino construído na rocha da esperança. Não podemos abrir mão do amor, ele deve permear nossas conquistas e nossas vidas, nossos relacionamentos, nossas profissões, nosso zelo pessoal, nossa saúde e nossos pensamentos; pois se assim o fizermos tudo será e terá como consequência a perfeição do bom pensamento, da atitude limpa de escrutínios de arrependimento; a luz estará presente em nossos atos ,pois como diz o sagrado Evangelho "Vós Sois o sal da terra e a luz do mundo". 

Então façamos essa diferença que pregou Jesus Cristo em sua imensa, divina e onipotente sabedoria; Ele deixou todo seu amor para nós ! Entreguemo-lo de volta aos nossos irmãos e vivamos em paz e concórdia construindo uma vida melhor, voltada para um presente de felicidade e um futuro que acalente as novas gerações com pensamentos, aprendizados e uma herança de paz amor e cuidado com o próximo e com o mundo, preservando e cultivando a paz e a boa vontade na raça humana, que a olhos vistos marcha para o Armagedon! 

A geopolítica é confusa, sinistra e ditada por atores mestres do terror, das bombas atômicas, de nêutrons, dos foguetes atmosféricos e de todo um discurso maléfico, além de nossa capacidade de controle, pois se julgam os donos do mundo e senhores dos nossos destinos, esse equilíbrio é frágil e capilar, pois qualquer exercício de guerra mal elaborado pode desencadear o terceiro conflito mundial, desta vez atômico e irreversível para a raça humana. 

Pelo outro lado vemos os pseudo-dirigentes, com seus ternos, gravatas e discursos impecáveis decidindo os destinos de nossos climas e das matrizes energéticas em um recente encontro em território árabe com a seguinte conclusão: Nada! Apenas apelo visual, discursos vazios e rebuscados em um desfile de vaidades e incertezas. 

No entanto é certo que por um sentimento de autopreservação nos inventamos e reinventamos, quase sempre, quando nossa existência vai escapando por entre os dedos e nos volta irremediavelmente ao pó e destruição total. Incrivelmente nosso livre arbítrio determina essas escolhas, que muitas vezes alegamos como os "castigos" a que somos presenteados pela vida. A esperança de um novo sol a brilhar, da voz de uma criança e do choro de um recém nato, nos movem todos os dias ao nosso novo amanhã, na paz do Criador.

10 comentários:

  1. Bela digressão sobre o amor. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário acima é de ana margarida

      Excluir
    2. Dra Ana Margarida Rosenberg,sua lida história de legítimo e puro amor,vista por mim em fotos e vídeo traduzem perfeitamente esse sentimento que move nossas vidas.Como lhe reportei,foi minha inspiração para minha nova crônica!Quero tb agradecer imensamente sua boa vontade e carinho na ajuda com minhas postagens!💙

      Excluir
  2. Dr Ronald sensacional essa sua sensibilidade pra escrever essas crônicas tão realista tão encantadora. Parabéns e muito obrigada pela lembrança de me enviar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura e incentivo !💙

      Excluir
  3. Claudiamalverne@uol.com.br5 de dezembro de 2022 às 19:29

    Os homens e sua tão difícil arte de pôr em prática este amar. Realmente, palavra de verbo fácil e prática tão difícil.
    Parabéns pelas ideias ressaltadas no ensaio Dr.Ronald. 👏👏👏👏👏✨️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura querida dna Cláudia Mont'alverne! E seu incentivo sempre importantes!

      Excluir