Total de visualizações de página

sábado, 29 de outubro de 2022

A PAZ - Por: Dr. Ronald Teles

                             

                                                     Dr. Ronald Teles - Cardiologista

PAZ 

O homem sempre guardou dentro de si um instinto indômito, que o fazia cercar  animais pré-históricos com seus pequenos grupos, abatendo-os para saciar sua fome, através de pelejas que duravam muitas vezes dias pela fragilidade e precariedade dos instrumentos de caça. No entanto eles não desistiam, pois o ambiente era hostil e todo dia eram desafiados em várias aventuras para a preservação de suas vidas também tão frágeis. A arqueologia descobriu que naquelas priscas eras, a violência contra o próximo, estava bem marcada em vestígios ósseos de crânios perfurados e afundados por artefatos primitivos, ossos quebrados e amputados por lanças e machados de pedra. A violência contra o próximo é germinal, primitiva e arraigada no coração do homem; essa animosidade instalada em sua carga genética já determinava a agressão e morte do próximo por motivos ancestrais, que na verdade estão bem presentes nos dias atuais. Na pré-história se matava por fome, ciúme, competição, territorialidade, afirmação de poder, rejeição a novos grupos, personalidade, e vários outros fatores. Alguma semelhança com o nosso século 21?.O cérebro primitivo nos acompanha, com seus instintos mais profundos, a amígdala cerebral é a sede do medo mais arraigado em nossos seres; ela deflagra as crises tão comuns de síndrome do pânico, que hoje atinge grande parte dos seres humanos. Um pico de ansiedade liberado por uma descarga anormal adrenérgica, que resulta em palpitações, falta de ar, sensação de morte iminente, e um grande sufoco, levando muitas vezes o indivíduo a um pronto socorro, pensando que se trata de um infarto ou algo mais grave.

Um sueco de nome Alfred Nobel, descobriu a TNT, que é a dinamite. Sua descoberta descortinou uma nova era para a humanidade, pois a capacidade destrutiva da dinamite seguia também a dualidade do bem e do mal. Logo foi pensada para aniquilar o próximo, fomentar guerras e discórdia. Ele constrangido com seu artefato mortal criou o prêmio Nobel, que seria entregue aos mantenedores da paz e mais tarde estendido aos grandes feitos da humanidade. A fortuna que amealhou, seria mantenedora de um fundo para perpetuação do prêmio, hoje recebido em todas as áreas de destaque global e marcantes de seus merecedores.

O inventor da teoria da relatividade, Albert Einstein, um dos maiores gênios que a terra abrigou era pacifista, discreto, judeu- alemão. Sua tese foi utilizada no projeto Manhattan que culminou na criação, pelos Estados Unidos da América, na criação das primeiras bombas atômicas; estreando uma nova era de morte, terror e ameaça entre as nações, que às detêm, usadas para barganhar poder, instabilizando nossas vidas e nos colocando constantemente sobre a égide de um Armagedon de fogo, que nunca foi tão ameaçador como o que estamos vivendo hoje. Einstein morreu amargurado, sabendo do destino macabro do seu pensamento formidável.

Essa violência, desamor, desprezo pela vida, nunca esteve tão presente como hoje. Nós a encontramos em nosso dia a dia, desde as relações humanas estremecidas com agressões gratuitas, por preconceitos dos mais variados ,como pela cor da pele, orientação sexual, conformação corporal, religião, gênero musical, afiliação política entre tantos, e o desfecho animalesco do homicídio, fratricídio, suicídio, as mais variadas perversões, passando pela violência dos que não tem o que comer, não têm um teto, não têm condições mínimas sanitárias onde habitam ou qualquer infra- estrutura que os sustentem em suas necessidade mais básicas e prementes.

Esse desprezo proposital pelos semelhantes, os deixam marcados com o "rótulo" de " invisíveis”, mas enquanto eles existirem, haverá uma chaga aberta que sangrará e um dia será notada pela sociedade civil ou pelo estado, pois haverá uma crise imensa que já se iniciou e conflagrará um prejuízo imenso ao arcabouço social ora dito " normal”. Então receberão tratamento digno e viveremos plenos e irmanados pelo amor verdadeiro.

Um grande pastor presbiteriano chamado John MacArthur proferiu um pensamento em uma de suas pregações que dizia" A dor é o freio do corpo, e a consciência é o freio da alma”. Pensamento magnífico e lindo deste grande homem de Deus! Nossas consciências tranquilas assinalam que estamos bem conosco e com nossas atitudes em relação ao próximo.

São Paulo, o apóstolo dos gentios, falava que se não tivéssemos o amor, nada valeria em nossas vidas, esse sentimento permeia todas as grandes virtudes e as enobrece, pois ganham um revestimento divino, pregado por Cristo como o mandamento cardinal de amar o próximo como a si mesmo.

O sermão das bem-aventuranças, proferido por Cristo Jesus, é uma das peças mais lindas dos evangelhos, O criador   remete os fiéis a exortar o que de melhor pode haver em seus corações, Ele diz: " Bem-aventurados os mansos, pois estes possuirão a terra, em aventurados os aflitos e os que têm sede de justiça, pois serão consolados".

Esse sermão proferido na montanha, é uma das peças mais lindas do cristianismo, é uma bússola de paz, amor e confiança na palavra sagrada, nos faz crer no bem, nos faz afastar o mal, nos reveste de energia pura e do bom sentimento.

Não há felicidade no egoísmo, no egocentrismo, o olhar para si deve ser analítico, cuidadoso, não deve se perder na soberba, na exiguidade de caráter, na falsa aparência, na hipocrisia de ser e se não fazer o certo. Temos a obrigação de sermos bons, pois o mundo carece dessa qualidade. Não existe essa tal" nova ordem mundial”, essa teoria conspiratória, esquizoide é fruto de uma sociedade em convulsão de seus valores, que se apega às mais variadas mídias que apregoam uma névoa negra que imiscui os fragilizados de vontade e pensamento. Na verdade, quem determina os bons costumes, as boas atitudes, as boas ações e a boa governança é uma sociedade saudável.

Somos diariamente invadidos em nossos lares pelos meios de comunicação que elaboram perfidamente conteúdos propositais banhados de sangue, terror e miséria humana. Infelizmente o bem e as boas coisas não atraem audiência e atenção, pois o ser humano carrega dentro de si a morbidez de se nutrir da desgraça alheia.

A paz está nos olhos da criança ao seio materno, a paz está nas mãos que se estendem aos mais pobres, a paz está nos exercem suas profissões com dignidade e se voltam para o bem comum, a paz mora no coração do governante que atende as necessidades de seu povo, a paz floresce no perdão às ofensas que recebemos, a paz estará diante de nossos olhos quando amarmos nosso irmão como a nós mesmos e quando sentirmos que o mundo carece de um sentimento construtivo, algo que edifique, que perpetue as energias e os mais puros eflúvios de nossas almas, que reconheça nossa fragilidade enquanto seres humanos, indistintamente feitos da mesma matéria, susceptíveis globalmente aos mesmos sentimentos e paixões, independentemente de sexo, cor raça ou língua. Somos a raça humana. Queremos paz em nossas vidas para termos o que se chama de futuro e para que descansemos em paz com Deus e nossas consciências.

33 comentários:

  1. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!💙

      Excluir
    2. Excelente texto , sincronizado com o momento que passamos hoje

      Excluir
    3. Excelente Dr Ronald 👏👏👏👏

      Excluir
    4. Obrigado querida Patrícia!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Lisonjeado com seu comentário e aprovação! Muito obrigado!

      Excluir
  3. Muito bom👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua opinião é aprovação!

      Excluir
  4. Que nos reste sempre a paz, Ronald. Que ao final, o amor prevaleça !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu primo amado Dr Adriano Teles! A paz sempre esteve entre nós e fez brotar o amor que nos une como irmãos!💙

      Excluir
  5. Saúde e paz! ! Muito bom !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Karol Forte,por sua leitura e comentários! Bjs

      Excluir
  6. Paz, sempre a paz. Parabéns, Ronald, pela bela mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querida Dra Ana Margarida Rosemberg!Sua gentileza,delicadeza e educação são sinônimos de paz e amor ao próximo!

      Excluir
  7. Diz a palavra do Senhor : “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.” Romanos 12.18.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Querida Dra Cláudia Bruno,grande radiologista e amiga querida!Que possamos transmitir a paz dentro de nós aos semelhantes

      Excluir
  8. Agradável leitura
    Nos faz parar para reflectir
    Parabéns dr Ronald
    Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua leitura e opinião! Forte abraço@

      Excluir
  9. Suas crônicas sempre tão forte em nossos corações, não sou expert mas da pra sentir o quanto essa crônica nos remete muitas realizações para nossas vidas. Parabéns Dr Ronald Teles 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por sua leitura e inspiração!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Essa busca é nossa missão é destino!

      Excluir
    2. Onde há paz,há amor e construção!

      Excluir
  11. Excelente texto. Indo na mesma rota de todos os exemplos formulados, eu realmente creio q não há preço, só custo, pela paz da alma. Com ela é através dela trilhamos o melhor dos caminhos. 🙏

    ResponderExcluir
  12. Amém! Querida Dra Cláudia Mont'alverne!É uma satisfação colher sua opinião é aprovação! Obrigado !

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Dr. Ronald Teles! Seu escrito precisa ser divulgado, disseminado, espalhado... Comecei a ler e só parei no ponto final. Agradeço a Deus pela existência de um profissional tão consciente e humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida professora Nara Braga,foi imensa minha satisfação em conhece-la hoje, e tê-la como leitora e apreciadora de meus escritos muito me orgulha pois a sra é dona de grande experiência na docência e tem grande bagagem cultural e intelectual!Muito obrigado 💙

      Excluir
  14. Estamos em tempo de intolerância extrema. Falar sobre empatia, irmandade e AMOR é inadiável! Como sempre, bela reflexão, dr Ronald!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado querida Dra Tainá Josino!

      Excluir
  15. Belas palavras Dr.
    A "paz" que o mundo oferece é apenas para o engano do homem. Pois a verdadeira paz somente Deus pode nos proporcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Cristo nos dá a verdadeira e eterna paz!"💙

      Excluir