Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

POR CELINA CÔRTE - APRESENTAÇÃO DE DRA MARIA NILZA DOS REIS SARAIVA – MEMBRO HONORÁRIO DA SOBRAMES – 10/12/2012



Dra. Maria Nilza e Dr. Antero Coelho Neto

Dra. Celina Côrte e Dra. Maria Nilza
                                                                                                                                                               Por  Celina Côrte Pinheiro

                     Meu amigos,


         Como disse no início, esta é para todos nós uma noite especial onde vivenciamos nosso momento de confraternização e posse de novos membros.

         Cabe a mim, como proponente, fazer rápidos comentários sobre a mais recente sobramista que tomará posse na sociedade, nesta noite.

Não me alongarei em relação aos aspectos profissionais que, tenho certeza, são muito conhecidos, face à sua militância há tantos anos na Fortaleza de Iracema. Plagiando Bertolt Brecht, gostaria de dizer que há pessoas que lutam um dia e são boas, há aquelas que lutam um ano e são melhores, outras há que lutam muitos anos e são muito boas. Há, porém, aquelas pessoas que lutam toda vida e são imprescindíveis.

         Em um tempo onde a rudeza toma conta da delicadeza, pessoas que ainda primam pela amorosidade em sua prática profissional devem ser louvadas. Nos últimos meses, quando as intempéries da vida açoitaram mais uma vez nossas emoções, tivemos a oportunidade de conviver com esta figura humana, um grande exemplo para todos nós que construímos nossa prática profissional na atenção aos doentes do corpo e do espírito. Em primeiro lugar, despertaram-me a atenção as palavras carinhosas de pessoas que passaram por sua clínica e fizeram questão de ali deixar seu testemunho e seus agradecimentos pelo muito recebido. Minha sensibilidade percebeu que eu me encontrava diante de alguém incomum. Depois, a forma como recebia seus clientes, sempre disposta, alegre e sem demonstrar desconforto por conta do dia ou do horário. Ali se encontrava em missão e assim procedia. Pensei comigo que naquele local deveriam estagiar jovens médicos para aprenderem tudo sobre humanização na Medicina. Pasmem os senhores, mas esta médica de que lhes falo, não cuida de gente, mas daqueles seres que fazem a alegria e devolvem a saúde de tanta gente. Dra. Maria Nilza dos Reis Saraiva, extrapolou seu papel de médica veterinária ao acolher a SOBRAMES em sua nova sede com um carinho surpreendente. Saímos da sede que nos acolhia, de propriedade do gentil sobramista e amigo Dr. João de Deus, e iniciamos uma nova fase na Rua Bárbara de Alencar 1331-B, a cerca de 10 metros da Av. Rui Barbosa. O local foi reformado para nos receber e a cada dia me surpreendo diante dos carinhos dedicados por esta digna profissional à nossa sociedade. Ela tem me ajudado a pensar a SOBRAMES e a deixar um sinal profícuo de nossa administração. Agradeço aos colegas que apoiaram meu desejo de homenageá-la com o título de Membro Honorário, pois, se a vingança é um prato para ser saboreado frio, a gratidão deve ser saboreada quente. Se assim não o fizermos, correremos o risco de sermos injustos e de nos esquecermos de quem tanto fez por nós.

         Convido, pois, com muita honra, a médica veterinária Dra. Nilza para receber seu título de Membro Honorário da SOBRAMES das mãos do Dr. Antero Coelho Neto  e um ramalhete de flores  que eu, pessoalmente, farei questão de lhe entregar, com profundo respeito e carinho.

Muito obrigada a todos.
Celina Côrte


2 comentários:

  1. Querida Celina, só tenho que registrar para você e para todos os sobramistas, o meu mais sincero apreço e honesto incentivo pela excelente administração que você vem realizando. No que tange à aquisição da Dra. Nilza como Membro Honorário, sob todos os aspectos, foi um momento maior.Estamos mais ricos com ela. Forte abraço, Wellington Alves

    ResponderExcluir
  2. Wellington,
    Muito obrigada por seu incentivo. Sao pessoas como você que nos entusiasmam a fazer sempre mais e melhor. Obrigada por sua especial presença em nossa nova sede de vez em quando, acompanhado de sua esposa Fátima.
    Paz e bem a ambos!

    ResponderExcluir