Dr. Ronald Teles - Cardiologista |
A Diáspora
Abraão estava em sua terra,Ur na Caldéia,quando Deus lhe falou que reunisse todos os seus bens, sua família e partisse para a terra prometida,Canaã. Ele solenemente,e incontinenti obedeceu,invadido de muita fé,levando sua esposa Sara,mulher belíssima; na época sem filhos.O tempo passou,Abraão já contava aproximadamente 100 anos e Sara 90 anos,e ele inquietáva- se pois não tinha filhos.Sua esposa então permitiu que ele se deitasse com Agá,uma bela escrava egípcia e nasceu entao Ismael.
Algum tempo após Sara foi presenteada por Deus com uma gravidez, mesmo com tantos anos de idade,nascendo Isac.
Ela resolveu expulsar a escrava e seu filho para o deserto,por ciúmes e receios na sucessão herdada.Quando Agá e Ismael já estavam sucumbido no deserto de fome e sede,apareceu- lhes um anjo e os salvou criando um oásis e tudo o mais necessário às suas sobrevivências.Deus prometeu a Abraão uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu e os grãos de areia,e sua benção ao povo escolhido,judeu.
Deste modo nasceram pela sucessão de Abraão, Isac e Jacó,as 12 tribos judaicas e por intermédio de Ismael as 12 tribos árabes.
É bem verdade que estudos aprofundados dos povos habitantes da Palestina,revelou o mesmo DNA mitocondrial,e dessa forma,eles não são parentes,mas na verdade irmãos,o que vem de encontro à história bíblica que nos revela como se deu essa relação.
O povo judeu teve como seu primeiro rei,Saul,que suicidou- se e entregou seu reinado a Davi,que gozava de grande afeição de Deus,era um rei guerreiro que iniciou seu reinado como um simples pastor,vencendo o campeão dos Filisteus Golias com uma funda e acertando- lhe uma pedrada mortal.Davi teve grande apreço de Deus,e devotou sua vida a seguí- Lo e inquirí- Lo,sobre sua vida,seus atos e seu reinado,sendo extremamente amado por Deus.Iniciou a construção do templo sagrado,que foi terminado por seu filho Salomão, o rei mais sábio e rico da história da humanidade, que só pedia a Deus essa mesma sabedoria, que o fez justo,longanimo,pacífico e expandiu como nunca o reino de Israel, anexando vários territórios e agindo sempre com grande diplomacia.O templo foi erigido em 7 anos, e ao seu término,Deus em uma nuvem repousou sobre ele de maneira magnífica e assombrosa,mostrando toda a sacralidade deste.
Salomão tinha inúmeras mulheres e concubinas,e ao final da vida decepcionou a Deus com idolatrias perpetradas por mulheres pagãs,morrendo sem a graça que sempre o Senhor lhe dispensou e a dissolução da presença divina no templo.
O reino de Israel dipersou- se.
Foram então dominados pelos Assírios, Babilônios, através de seu famoso rei Nabucodonosor,por meio século,pelos Macedônios,através de Alexandre,o grande ,e finalmente pelos Romanos que através de Pompeu conquistaram a Palestina e estabeleceram sua lei e politeísmo,suas sanções e tributos.No século 70DC,os judeus se insurgiram diante do poder romano,que lhes restringia,o culto ao seu Deus único,lhes sufocava com tributos,e lhes tolhia a liberdade. Veio então a chamada revolta de Bar Kochba,e a primeira guerra judaico- romana,que culminou com a destruição de Jerusalém, do templo,e a nomeação do território com o nome de Palestina ,pelo então imperador Adriano.Esse fenômeno iniciou o ato inicial da Diáspora judia,pois os judeus perderam sua identidade religiosa,territorial e cultural,se espalhando em diversos locais,onde faziam questão de manter sua cultura e religião monoteísta.
Sabemos e cremos perfeitamente,que o Senhor Cristo Jesus,filho de Deus,o unigênito,habitou entre nós por 33 anos, o único homem e Deus que pisou na face da terra que ele mesmo criou,realizando milagres,sinais e a conversão pela fé de muitos que o seguiram,inaugurando uma época de redenção por sua morte e paixão, que possibilitou aos seres humanos a salvação e perdão dos pecados,assim como ressurreição ao derradeiro dia.Ele nasceu e viveu pobremente, mas sua palavra é a maior riqueza que podemos guardar em nossos corações.Foi tomado como um profeta insurgente,não crido e condenado ao suplício e morte,para se cumprirem as escrituras.Para sua glória e honra ressuscitou e orientou seus discípulos e igreja.Inaugurou a boa nova e a salvação, o novo testamento nos revela esta história magnífica e seu epílogo através do apóstolo amado por Jesus,São João no livro apocalítico que descreve retumbantemente o Alfa e o Ômega,aquele que é,que foi e que há de vir e o julgamento final com a salvação aos crentes e perdição eterna aos pobres de coração e espírito.
O Cristianismo é a maior religião do mundo,e nosso Deus é trino e uno,a verdade é a vida.A religião católica avançou em todos os lugares do mundo e tem o maior rebanho.Sempre houve uma rusga ou mágoa dos cristãos em relação aos irmãos judeus como" Deicidas" e por não aceitarem Jesus como o Messias,pois eles achariam que seu messias deveria ser um rei e libertador de seu povo.A mensagem cristológica não foi bem assimilada por eles,e o mandamento maior,o novo mandamento,de amar acima de tudo seu Deus e o próximo como a si mesmo,que resume a pregação do Cristo,nunca superou a Torá e o pensamento judaico de um Deus único,e que todos os homens são iguais e logo não poderia ter havido um " Homem Deus " sobre a terra.
Esse ponto de vista e a morte de Cristo em uma cruz ,sua condenação e julgamento pelo Sinédrio,certamente seriam fatos que se ligam ao anti- semitismo,no mundo.
No século 16 Martinho Lutero,monge agostiniano,aposicionou em Wittemberg ,suas 95 teses e rompeu com a igreja católica por discordar de suas orientações e fatos como indulgências, pregando a salvação através da fé.Unificou cerca de 16 dialetos alemães da época e traduziu em 11 semanas a Santa Bíblia para uma língua alemã unificada,aproveitando a invenção da imprensa por Guttemberg e a imprimindo em larga escala.Inaugurou o Luteranismo e o protestantismo,que também reuniu e reúne um enorme contingente de fiéis cristãos e seus desdobramentos em várias igrejas.Lutero nutria grande desprezo pelo povo judaico,e os odiava,disseminando essa animosidade aos protestantes também.
Com o advento do terceiro reich alemão, seu condutor,facínora,e idealizador Adolf Hitler, foi um grande admirador de posturas Luteranas em relação aos judeus,e inclusive de artistas como Wagner,do qual admirava as sinfonias e também cultuava o anti- semitismo.Na época mais negra do povo judeu,o Nazismo exterminou aproximadamente 6 milhões de pessoas de maneira torpe em campos de concentração e fuzilamentos,apoderando- se de tudo o que eles tinham e lhes inflingindo um novo vazio existencial.
Houve nova Diáspora dos fugitivos judeus da Europa e inúmeros países os receberam,inclusive nosso Brasil,onde o povo judeu prosperou em paz e pode dar sequência à gerações de famílias que também são nossas origens.Estima- se 400.000 judeus entre nós.O país que mais os acolheu foram os EUA e onde estão em maior concentração.
O sionismo se deu início no século 19 e com o término da segunda grande guerra,foi estabelecido em 1948 o estado Judeu,na região da Palestina, na antiga possessão britânica. Nesta decisão da nações unidas,estava o grande brasileiro e diplomata Osvaldo Aranha que ratificou esta decisão.
Nos anos 60,precisamente em 1965 ,houve o Concílio Vaticano segundo,liderado por Paulo sexto,e finalmente foi decidido em unanimidade,a inculpabilidade do povo Judeu na morte de Cristo,através do documento " Nostra Aetate",que inclusive estabelecia uma paz ecumênica à todas as religiões do mundo,como o hinduísmo,muçulmanos e outras.
Hoje temos 13 milhões de Judeus no mundo,com 45% habitando Israel.
Israel é a única democracia no Oriente médio e sofre achaques e ataques do entorno árabe,através principalmente de terroristas que não os representam.Há necessidade de se estabelecerem limites territoriais precisos,e que esses povos irmãos possam viver em paz,desenvolvendo suas vidas normalmente,sem novos holocaustos.
Que o passado os ensine os advirtam,que o futuro passe pela reconstrução, pela paz e pelas bênçãos de Deus,que os líderes do mundo enxerguem soluções mais práticas e humanas,devolvendo a alegria aos olhos das crianças que hoje não contemplam o Natal,e suas luzes espirituais,mas luzes mortais vindo do céu em forma de foguetes e bombas que roubam suas vidas e suas inocências.
Parabéns, Ronald! Belo resgate histórico da história de Israel, abordando o conflito Israel-Palestina e sugerindo a paz entre os dois povos irmãos.
ResponderExcluirana margarida rosemberg
Muito obrigado querida Dra Ana Margarida Rosemberg!
ResponderExcluirMe sinto lisonjeado com sua apreciação, a sra que é uma grande historiadora e escritora!
Oremos para que "esses povos irmãos possam viver em paz, desenvolvendo suas vidas normalmente, sem novos holocaustos." Excelente reflexão, meu amigo.
ResponderExcluirObrigado querido Serginho Gurgel!
ExcluirFantástico, texto consiso, histórico e esclarecedor. Parabéns pelo dom que Deus lhe deu. Gosto demais de tudo que você escreve.
ResponderExcluirJean crispim👆
ExcluirMuito obrigado querido Prof Dr Jean Crispim! Sua leitura me honra e motiva
ExcluirParabéns, Ronald! Reflexão histórica.
ResponderExcluirO fundamentalismo, seja religioso, seja político ou seja territorial étnico, transcende séculos e nos impressiona até hoje. Enquanto não existir uma consciência universal de existência humana independente de qualquer outra coisa que não seja: somos humanos e nada nos diferenciará por existirmos simplesmente, os conflitos continuarão.
Deus seja Louvado!
Amém, meu amado primo Aurélio Lopes Dias! Obrigado por sua leitura e opinião, sempre importantes!
ExcluirQue haja paz em Israel! Parabéns Dr Ronald.
ResponderExcluirMuito obrigado! Amém!
ResponderExcluirDr. Ronald Teles, maravilhoso como sempre. Na amizade, na fidalguia, no caráter, na poesia e ultimamente se revelando um resenhista de primeiríssima linha. Aguardando o book!
ResponderExcluirAnísio Alexandre
Muito obrigado meu queridissimo amigo e grande cirurgião dr Anisio Alexandre,por seu carinho e amizade!
ResponderExcluirMaravilhoso texto, bem escrito e verdadeiramente cristão. Sua forma de narrar cheia de detalhes e conhecimento. Parabéns por esse canto de paz entre os povos. Obrigada. Prof. Carmem Gonzaga
ResponderExcluirObrigado querida pfra Carmen Gonzaga! Sua leitura e elogio sempre me honram e motivam!
ExcluirExcelente linha de tempo Dr. Ronald. E Excelente reflexão histórica sobre esse caminhar.
ResponderExcluirParabéns!!!
Muito obrigado! E lisonjeado!
ResponderExcluirDr. RONALD faz um resumo de 4 mil anos de forma conciso e claro, explorando os principais temas bíblicos e históricos da Terra Santa...
ResponderExcluirVindo do Dr. RONALD, não poderia ser diferente!
Muito obrigado por sua apreciação e carinho de sempre,querido Ten. Damerson!
ExcluirSimplesmente extraordinário! Uma aula de história com um olhar cético, humano incomensurável! Meu irmão você é brilhante! Georginha.
ResponderExcluirObrigado minha mana amada,Dra Georginha Teles!
ExcluirParabéns meu amigo! Sempre aprendendo com seus textos maravilhosos ! Eu não sabia que Lutero não gostava dos Judeus.
ResponderExcluirObrigado meu irmão muito querido Dr Josino Quaresma, grande Cardiologista Piauienese!
ResponderExcluirBooa tarde, meu amigo Dr Ronald Teles!
ResponderExcluirParabéns pela sua pesquisa histórica judaico-cristã , relembrando todas as nossas raízes.
Somente poderemos direcionar o barco para o de queremos, se soubermos de onde viemos...
Olha, parabéns pelo seu poder de síntese, também (isso deve ter lhe custado muitas horas de pesquisa histórica). Creio q o amor lhe motiva para toda essa dedicação.
Feliz Natal a todos! Muito sucesso ao Dr Ronald Teles
Muito obrigado! Fiz a crônica com emoção e realidade,procurando não omitir verdades,nem intuir opiniões, mas uma reflexão sobre nossas raízes e fé!
ExcluirParabéns pelo resgate histórico de grandes nações!!!
ResponderExcluirMuito obrigado por sua apreciação!
ExcluirExcelente . Explicação autêntica histórica.
ResponderExcluirMostrando uma perseguição milenar de um povo isento de culpa pelo próprio Vaticano.
Parabéns Dr. Ronald.
Muito obrigado por sua leitura e opinião!
ExcluirParabéns por sintetizar de forma tão elucidativa a história dessa grande nação.
ResponderExcluirMuito obrigado! Fico grato com sua mensagem e elogio!
ExcluirMais uma vez dr Ronald nos honra com essa leitura tão dinâmica, e esclarecedora sobre esses povos tão sofridos. Impressionante como os detalhes fluem e nos remete aos tempos longínquos e percebemos que o passado retorna para cobrar o legado desse imbróglio que não sabemos verdadeiramente a quem realmente pertence.
ResponderExcluirObrigado querida dna Idelci Duarte! Sua leitura sempre me motiva e alegra!
ExcluirBelo resgate histórico! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirParabéns, Dr. Ronald Teles.
Oremos pela paz no mundo!
Amém! Muito obrigado!
ExcluirQue reflexão profunda ! E nos trazer nesse texto a esperança de dias melhores 🫶🏽🙏🏻
ResponderExcluirObrigado querida Vanessinha Sombra!
ExcluirParabéns Dr Ronald.como sempre vc nos surpreende com sua criatividade e inteligência. Um bom dia.
ResponderExcluirMuito obrigado por sua apreciação e elogio!
ExcluirBom dia dr Ronald. Venho te acompanhando há pouco tempo, mas tem notado uma grande atração dos teus seguidores, pelo que vc posta. Parabéns. Hugo baltazar
ResponderExcluirMuito obrigado querido sr Hugo Baltazar!Tê- lo como leitor me faz muito feliz!
ExcluirBom dia Dr. Ronald Teles, no meu humilde pedido rogo que tenhamos paz, pelo menos na Terra Santa. Amém, parabens pela sapiência
ResponderExcluirAmém! Shalom! Peace!🙏
ResponderExcluirBelas palavras que deus abençoe sempre
ResponderExcluirMuito obrigado!
ExcluirAmém! Muito obrigado!
ResponderExcluirDr. Ronald, lúcida reflexão sobre a história do povo judeu e do judaísmo na sua relação com o cristianismo! Brilhante conclusão em que você faz exortação pela PAZ por meio do estabelecimento de fronteiras tendo em vista a coexistência de ambos os estados: Israel e Palestina!
ResponderExcluirMuito obrigado por sua preciosa leitura e crítica, querido amigo Pedro Praxedes!
ExcluirRonald colega e amigo Parabéns mais uma vez pelo texto .......Israel x Palestina Quanta facilidade de expressão , em retratar a realidade Flávio Vieira
ResponderExcluirUma honra tê- lo com leitor querido e grande pediatra Cearense, Dr Flávio Vieira! Muito obrigado!
Excluir