Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2022

ADOÇÃO - POR: Ronald Teles

 


                                                         Dr. Ronald Teles/Cardiologista

ADOÇÃO


Deus criou todas as criaturas segundo as suas espécies, criou todos os animais viventes, criou o animal doméstico; o homem foi o único criado à sua semelhança divina e recebeu a premissa de uma companheira, criada de uma costela e assim nasceu a primeira família, já em pecado, pois as leis do paraíso foram ignoradas, o homem comeu do fruto do conhecimento e da perdição, perdeu a condição divina e inocência, foi expulso do paraíso, e o escuro, a dúvida, a incerteza e a morte física prevaleceram. Constituíram então uma família, dela vieram dois filhos, que foram Caim e Abel. Mais uma vez foi desobedecida a palavra e o primeiro homicídio e fratricídio tomou lugar na história bíblica, com a morte de Abel pelas mãos de seu irmão, por pura inveja e rejeição à orientação sagrada. Tudo e todos foram criados em sete dias e Deus achou boa e bela toda a sua obra, lançando uma possibilidade de vida eterna que nós perdemos inicialmente e podemos resgatá-la depois pelo holocausto do cordeiro divino na cruz, que redimiu nossos pecados, e aboliu todos os sacrifícios e ritos iniciais do velho testamento 4 mil anos antes da sua vinda, pois Ele foi o sacrifício supremo de Deus, que se fez homem e assumiu todas as chagas humanas, na sua mortificação, paixão e ressurreição sublimes em uma cruz que hoje também é nossa, pois ninguém vai ao Pai sem carregá-la também, mas é necessário entender que ela redime ,mas nossas vidas terão todas as dificuldades, muito embora, com outro enfoque ou percepção, pois o filho unigênito nos fortalece dia a dia com seu amor que é insondável e inescrutável, e Ele nos acolhe carinhosamente por nosso nome! Isso é maravilhoso e nos faz viver melhor e com uma vida voltada ao bem e ao espírito. 

O Brasil tem cerca de 212 milhões de habitantes, pais diverso e lindo, curiosamente temos mais animais de estimação que a própria população do país. São em seu imenso número Cães e gatos, mas existem tantos outros criados com carinho e dedicação. Esses bichinhos têm um papel importante nos lares que habitam, são fonte de um amor legítimo, sem cobranças, cristalino, puro, vibrante; nos recebem como se fora sempre a primeira vez que nos avistam, segundo a ciência quem os cultiva evita e melhora transtornos psicológicos e até melhora sua imunidade. Eles também se prestam às mais variadas funções sociais, notadamente os cães, que vão da companhia, visita a asilos, guia de cegos, função policial, e uma derradeira lembrança, que era a de números circenses, nos  quais já não os vemos pois os circos extinguiram-se. Eles têm a inteligência de uma criança de quatro anos e todas as raças vem do lobo selvagem como antecessor comum ,nos tempos que circundavam os acampamentos primitivos por restos alimentares. Assim nasceu a domesticação. 

Dispõem hoje dê todas as especialidades veterinárias, e de rede hospitalar veterinária, muitas vezes superiores às humanas.

Só há um parêntese!

As pessoas estão os trocando em todos os sentidos pelos próprios semelhantes. Eles ganharam o status de 'filho" ,são presenteados com bolos, mimos, festas de aniversário, roupas, calçados, lembranças, camas sofisticadas, rações caras, água mineral e até carros e joias para citar comportamentos mais excêntricos! Isso não deixa de ser uma inversão de valores, temos e devemos ter nossos pets ,pois suavizam nossas vidas mas colocá-lo acima do semelhante não é lógico nem desejável.

Enquanto isso as milhares de filas de adoção no Brasil, claudicam por leis burocráticas, e as crianças perdem um tempo que não mais recuperarão em suas vidas, posto que há um entrave, que às mantêm as vezes anos em um orfanato, recebendo visitas dos pretensos pais adotivos, muitas vezes durante anos, gerando mais um trauma à vida já tão sofrida delas, que buscam tão somente uma estrutura familiar que forneça o maior substrato humano que é o amor.

Se houvesse um esforço político conjunto, uma justiça ordenada e  desburocratizada,  boa vontade geral, esses pequenos passariam a gozar do recôndito de um lar e todas as vantagens advindas dele, pois a família é a célula mater da sociedade não importando gênero ou número para eles, que nao se apercebem de detalhes antropológicos profundos e só querem alguém para chamar de meus pais! O mais importante é o resgate dessas vidas latentes que esperam um pouco de carinho, para retirá-las do destino cruento do mundo: A rebeldia, a violência, a adicçao, a marginalidade e a morte. Feito isso teríamos lindas festas também para nossas crianças, e os nossos bichinhos de estimação passariam a ocupar um segundo lugar na atual sociedade, pois o homem é único e também o único  que tem a possibilidade de resgate de sua alma,bfazendo e colhendo o amor ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário